O que significa Navio de Teseu?
Índice:
- O que significa Navio de Teseu?
- Qual é o verdadeiro Navio de Teseu?
- Quem somos nós e qual o paradoxo de Teseu?
- Por que o navio de Teseu constitui um paradoxo?
- Qual a melhor maneira de ler o livro O navio de Teseu?
- O que podemos aprender com o paradoxo de Teseu?
O que significa Navio de Teseu?
Navio de Teseu se refere ao navio que levou Teseu (e vários outros jovens) para serem sacrificados ao Minotauro.
Qual é o verdadeiro Navio de Teseu?
O Navio de Teseu foi aquele que levou os atenienses para o Minotauro e por isso virou uma espécie de monumento. E como objeto de reverenciamento, foi sempre mantido em bom estado, substituindo-se as madeiras que iam apodrecendo por novas.
Quem somos nós e qual o paradoxo de Teseu?
A história do navio de Teseu é um paradoxo da substituição. Se um objeto tiver todas as suas partes substituídas, continua sendo o mesmo objeto? Esse paradoxo também pode ser aplicado a nós, às pessoas. Nós continuamos sendo os mesmos se o nosso físico mudar?
Por que o navio de Teseu constitui um paradoxo?
O paradoxo descrito por Plutarco começa quando Teseu retorna à Atenas. Imagine o seguinte: como é uma viagem demorada, as peças do seu navio pouco a pouco se deterioram e precisam ser trocadas. Até aí, tudo bem. ... No caso de Teseu, o navio só mudava sua causa material – então ainda era o mesmo.
Qual a melhor maneira de ler o livro O navio de Teseu?
Outra forma de ler é começar pelo texto impresso de O Navio de Teseu, junto com o prefácio e as notas de rodapé do tradutor, antes de voltar pro começo e ler, pela segunda vez, agora junto com as margens e os encartes.
O que podemos aprender com o paradoxo de Teseu?
Esse é o “Paradoxo do Navio de Teseu”, proposto pelo filósofo Plutarco. O Navio de Teseu foi aquele que levou os Atenienses para o Minotauro e por isso virou uma espécie de monumento. E como objeto de reverenciamento, foi sempre mantido em bom estado, substituindo-se as madeiras que iam apodrecendo por novas.