O que causa alteração no TGO?
Índice:
- O que causa alteração no TGO?
- O que significa TGO abaixo do normal?
- Qual a diferença entre a TGO e a TGP?
- Quando é necessário o exame de TGO?
- Por que os valores de TGP e TGO são altos?
- Quem pode realizar um exame de TGO e TGP?
O que causa alteração no TGO?
Os principais fatores que causam alterações nos níveis de TGO e TGP são: hepatites agudas A ou B; hepatite C; medicamentos; obesidade; diabete e gordura no fígado (esteatose).
O que significa TGO abaixo do normal?
Níveis reduzidos de TGO no sangue pode ser associado a azotemia, além de também ser observado em pacientes que fazem diálise renal crônica. E níveis reduzidos de TGP no sangue pode indicar infecção urinária.
Qual a diferença entre a TGO e a TGP?
- A TGO e a TGP são enzimas encontradas no interior de várias células do corpo, com diferentes funções. TGO é a sigla para transaminase glutâmico-oxalacética, também conhecida como AST (aspartato aminotransferase), enquanto que TGP é a sigla para transaminase glutâmico-pirúvica, também conhecida por ALT (alanina aminotransferase).
Quando é necessário o exame de TGO?
- Para o exame de TGO é necessário um jejum mínimo de três horas antes da coleta de sangue. O paciente não pode ter feito eletroneuromiografia nos três dias anteriores ao teste nem biópsia muscular ou hepática nos últimos 5 dias.
Por que os valores de TGP e TGO são altos?
- Hipotireoidismo, lesões musculares e danos às vias biliares (conjunto de pequenos ductos que transportam a bile do fígado até a vesícula biliar e desta até o intestino) também podem acarretar em TGP e TGO altos. Já valores de TGO e TGO acima de 150 U/L são fortemente indicativos de doença hepática.
Quem pode realizar um exame de TGO e TGP?
- Outras situações em que pode ser necessário realizar um exame de TGO/TGP: alcoolismo, obesidade, diabetes, suspeita de hepatite, uso de medicamentos que podem trazer danos ao fígado e histórico familiar de doenças hepáticas. Na maioria dos casos, TGO e TGP altos são uma condição temporária e não são indicativos de problemas crônicos no fígado.