O que pode causar a neuropatia?
Índice:
- O que pode causar a neuropatia?
- Quais os sintomas da neuropatia?
- Quais são os tipos de neuropatia?
- Qual remédio é bom para neuropatia?
- Como é a dor da neuropatia periférica?
- Quais são os sinais de neuropatia?
- Como funciona a neuropatia?
- Quando a neuropatia pode desenvolver-se?
- Quais são os tratamentos médicos para a neuropatia?
O que pode causar a neuropatia?
A neuropatia periférica é uma condição que afeta os nervos periféricos, responsáveis por encaminhar informações do cérebro e da medula espinhal para o restante do corpo. Isso pode causar perda da sensibilidade, debilidade e atrofia muscular, principalmente em mãos e pernas.
Quais os sintomas da neuropatia?
Os sintomas da polineuropatia periférica variam de acordo com os locais afetados, no entanto, os mais comuns incluem:
- Dor do tipo facada ou queimação persistente;
- Formigamento constante que vai ficando mais intenso;
- Dificuldade para movimentar os braços e pernas;
- Quedas frequentes;
- Hipersensibilidade nas mãos ou pés.
Quais são os tipos de neuropatia?
Existem três diferentes tipos de neuropatia, são elas a Mononeuropatia, a Mononeuropatia Múltipla e a Polineuropatia Periférica.
Qual remédio é bom para neuropatia?
Sendo ainda possível a utilização de “medicamentos analgésicos, anticonvulsivantes com efeitos analgésicos (como a gabapentina e a pregabalina), tratamentos tópicos como a capsaicina e antidepressivos com efeito analgésico como a duloxetina, a venlafaxina, a amitriptilina e a doxepina.”, explica o Dr. Celso Arrais.
Como é a dor da neuropatia periférica?
Os sintomas de neuropatia periférica geralmente começam com dormência, picada ou formigamento nos dedos. Pode se espalhar até os pés ou mãos e causar sensação de queimaduras, congelamento, ou uma dor latejante que pode ser pior à noite.
Quais são os sinais de neuropatia?
- Porém, a presença constante de uma dor que queima ou que dá choques de maneira intermitente e sem razão no pé são sinais precoces de neuropatia. Tente mudar os calçados ou usar palmilhas para ver se a dor melhora.
Como funciona a neuropatia?
- Os nervos “ligam” a medula espinhal a todos as células do corpo permitindo desta forma que o cérebro comunique com a pele, com os músculos, órgãos etc. Dentro das neuropatias existem algumas designações classificadas consoante a localização, consoante o comprometimento dos nervos afetados e ainda consoante a intensidade e amplitude.
Quando a neuropatia pode desenvolver-se?
- A neuropatia pode desenvolver-se nos primeiros 10 anos depois de diagnosticada o diabetes e o risco de Neuropatia em desenvolvimento aumenta ao longo do tempo de diabetes. Alguns estudos recentes mostram que: 60 % dos pacientes com diabetes têm alguma forma de Neuropatia, mas na maioria dos casos (30 a 40 %), não há nenhum sintoma.
Quais são os tratamentos médicos para a neuropatia?
- Esses tratamentos médicos são: O procedimento de troca de plasma (plasmaferese) pode ser uma opção em casos graves para ajudar a suprimir a atividade do sistema imunológico. Nesse processo, são removidos os anticorpos e proteínas do sangue que podem afetar a atividade imunológica e piorar os sintomas da neuropatia.