:

O que significa Hipodensidade cortical?

Índice:

  1. O que significa Hipodensidade cortical?
  2. O que é Hipodensidade frontal?
  3. O que é imagem Hipodensa na tomografia?
  4. O que quer dizer disfunção cortical?
  5. O que é difusão no cérebro?
  6. O que é Hamartomas biliares no fígado?
  7. Quais são os circuitos córtico-subcorticais?
  8. Quais são as estruturas subcorticais?
  9. Qual a importância das lesões subcorticais?

O que significa Hipodensidade cortical?

Designação dada em tomodensitometria a uma zona de densidade inferior ao normal para cada estrutura ou tecido, e que pode ser fisiológica ou patológica.

O que é Hipodensidade frontal?

Este termo é utilizado em exames de imagem, geralmente tomografia de crânio e se refere a uma possível sequela de algo que aconteceu previamente, porém, deve ser correlacionado com o quadro clínico apresentado pelo paciente.

O que é imagem Hipodensa na tomografia?

Áreas hipodensas na tomografia são regiões de tecido cerebral que apresentam uma representação gráfica diferente do restante do resto na avaliação da imagem, são mais escuras que o tecido sadio ao redor.

O que quer dizer disfunção cortical?

Disfunção cortical posterior progressiva (DCPP) é um síndrome insidiosa caracterizada por distúrbios do processamento visual superior. Ela afeta tanto a via dorsal (occipito-parietal) como a ventral (occipito-temporal), alterando o processamento visuoespacial e reconhecimento visual, respectivamente.

O que é difusão no cérebro?

A disfunção cerebral localizada é provocada por problemas que afetam uma área específica do cérebro, incluindo: Tumores cerebrais. Abscessos cerebrais. Distúrbios que reduzem o fluxo de sangue (e, assim, o fornecimento de oxigênio) para uma área específica, tal como um acidente vascular cerebral.

O que é Hamartomas biliares no fígado?

RESUMO: Hamartomas biliares são malformações hepáticas benignas raras no cotidi- ano, além de normalmente não gerar sintomas e passar despercebidos pelo paciente e por médicos em muitos casos. A afecção pode ser identificada principalmente através de exames de imagem como ultrassonografia e tomografia computadorizada.

Quais são os circuitos córtico-subcorticais?

  • Os circuitos córtico-subcorticais motor e motivacional, além da via piramidal, estão envolvidos nos distúrbios da voz e da fala nas lesões subcorticais. Alterações do tipo apraxia da fala fazem parte do quadro clínico.

Quais são as estruturas subcorticais?

  • Fatos importantes sobre as estruturas subcorticais Definição Ilhotas de substância cinzenta encontrad ... Partes Diencéfalo, glândula hipófise, estrutura ... Funções Processamento e retransmição de impulsos ...

Qual a importância das lesões subcorticais?

  • As lesões subcorticais parecem ser acompanhadas de déficits mais executivos da linguagem, o que aponta para a importância do circuito fronto-subcortical na produção dos sintomas afásicos, bem como para a interrelação com a atenção e memória operacional. A real participação dessas estruturas nos sistemas funcionais cognitivos ainda é controversa.