:

O que é nitrito no exame de urina negativo?

Índice:

  1. O que é nitrito no exame de urina negativo?
  2. O que quer dizer presença de nitrito na urina?
  3. Como saber se o exame de urina tem infecção?
  4. Por que ocorre a infecção no trato urinário?
  5. Quando ocorre o diagnóstico de infecção urinária por meio do EAS?
  6. Por que esses microrganismos têm a capacidade de reduzir os nitratos em nitritos?

O que é nitrito no exame de urina negativo?

A presença de bactérias na urina transforma esses nitratos em nitritos. Portanto, fita com nitrito positivo é um sinal indireto da presença de bactérias. Nem todas as bactérias têm a capacidade de metabolizar o nitrato, por isso, exame de urina com nitrito negativo de forma alguma descarta infecção urinária.

O que quer dizer presença de nitrito na urina?

O resultado nitrito positivo indica que na urina foram identificadas bactérias capazes de converter nitrato em nitrito, sendo indicativo de uma infecção urinária, que deve ser tratada com antibióticos caso existam sintomas associados, como por exemplo o Ciprofloxacino.

Como saber se o exame de urina tem infecção?

Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.

Por que ocorre a infecção no trato urinário?

  • Geralmente acontecem porque a infecção no trato urinário é causada por bactérias não fermentadoras de nitratos, como as Enterococcus, Staphylococcus, Streptococcus, Candida, entre outras.

Quando ocorre o diagnóstico de infecção urinária por meio do EAS?

  • Normalmente, o diagnóstico de infecção urinária por meio do EAS acontece quando, além de nitrito positivo, são observado vários leucócitos, hemácias e bactérias durante a observação no microscópio.

Por que esses microrganismos têm a capacidade de reduzir os nitratos em nitritos?

  • Isto está relacionado porque esses microrganismos têm a capacidade de reduzir os nitratos em nitritos por meio de uma enzima.