:

O que a Bíblia diz sobre Tomé?

Índice:

  1. O que a Bíblia diz sobre Tomé?
  2. Qual o significado da cruz de acordo com a Bíblia?
  3. Como alguém pode negar-se a si mesmo e seguir a sua cruz?
  4. Qual o significado do “tome a sua cruz”?
  5. Qual a Cruz que deve carregar em sua vida?
  6. Qual a condição de negar-se a si mesmo?

O que a Bíblia diz sobre Tomé?

São Tomé (ou Tomás) Apóstolo foi um dos doze apóstolos originalmente escolhidos por Jesus, segundo os Evangelhos sinóticos (Mateus 10:3, Marcos 3:18, Lucas 6:15) e os Atos dos apóstolos, havendo pouco registro além.

Qual o significado da cruz de acordo com a Bíblia?

Para ela, o símbolo representa o momento em que Jesus Cristo sofreu sua crucificação, antes da ressureição. De acordo com a Bíblia, Jesus Cristo entrega na cruz a própria vida em nome do amor ao próximo. O gesto é muito importante para os católicos como a dona de casa Socorro Vaz.

Como alguém pode negar-se a si mesmo e seguir a sua cruz?

  • Na verdade, a frase “negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me” nitidamente está descrevendo a verdadeira conversão que é sucedida por uma santificação que perdura por toda a vida. Como alguém pode negar-se a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir a Jesus?

Qual o significado do “tome a sua cruz”?

  • O significado do “tome a sua cruz” está intimamente ligado ao “negue-se a si mesmo”. Em primeiro lugar, nosso Senhor ensina que é preciso negar-se a si mesmo, e em segundo lugar ele ensina que é preciso tomar a cruz.

Qual a Cruz que deve carregar em sua vida?

  • Muitas pessoas interpretam a "cruz" como um fardo que devem carregar em suas vidas: um relacionamento tenso, um trabalho ingrato, uma doença física. Com orgulho autopiedoso, dizem: "Essa é a minha cruz que tenho que carregar". Tal interpretação não é o que Jesus quis dizer quando disse: "tome a sua cruz e siga-me".

Qual a condição de negar-se a si mesmo?

  • A condição de “negar-se a si mesmo” inclui muita coisa, como por exemplo: Negar-se a si mesmo é amar ao Senhor acima de todas as coisas, e ser fiel à causa do Evangelho acima de qualquer aspiração pessoal.