:

Para que serve o nitrato de amônia?

Índice:

  1. Para que serve o nitrato de amônia?
  2. Quais as principais características do nitrato de amônio?
  3. Como é feito o nitrato de amônio?
  4. Por que o nitrato de amônio explode?
  5. Quais os riscos do nitrato de amônio?
  6. Quais são os usos mais comuns do nitrato de amônio?
  7. Qual é a função do nitrato?
  8. Quais as reações de obtenção do nitrato de amônio?
  9. Qual a decomposição do nitrato de amônio?
  10. Por que o nitrato de amônia é perigoso?
  11. Como o nitrato pode causar danos à saúde?
  12. Por que o óxido nitroso é utilizado na decomposição?

Para que serve o nitrato de amônia?

O nitrato de amônio é usado em culturas fertirrigadas, uma técnica de adubação em que o fertilizante é diluído na água de irrigação por gotejamento. Fertilizantes usados na agricultura têm como composição o nitrato de amônio, a mesma substância que causou a grande explosão em Beirute, no Líbano, na última semana.

Quais as principais características do nitrato de amônio?

Características do nitrato de amônio

  • Massa molar: 80.04336 g/mol.
  • Sal composto pelos íons: amônio (NH4+) e nitrato (NO3-).
  • Aspecto: sólido branco.
  • É forte oxidante.
  • Reage facilmente com outras substâncias.
  • Não é inflamável.
  • Para condições normais de temperatura e pressão:

Como é feito o nitrato de amônio?

O nitrato de amônio é produzido a partir de uma reação simples de amônia anidro e ácido nítrico. Para a fórmula sólida AN, o líquido resultante é concentrado e transformado em prills, grânulos ou cristais.

Por que o nitrato de amônio explode?

O nitrato de amônio se decompõe, e, ao se decompor, ele produz uma série de gases. Esses gases, aquecidos no calor da decomposição, se expandem rapidamente, e explodem.

Quais os riscos do nitrato de amônio?

Efeitos na saúde humana: O nitrato de amônio causa irritações nos olhos, na pele e no trato respiratório. A substância pode afetar o sangue, devido ao íon nitrato, causando uma doença chamada metaemoglobinemia, ou doença do bebê azul.

Quais são os usos mais comuns do nitrato de amônio?

Usos. Usado como fertilizante, herbicida, inseticida, absorvente para óxidos de nitrogênio, na fabricação de óxido nitroso, como oxidante em propelentes sólidos para foguetes, explosivos, etc.

Qual é a função do nitrato?

As principais aplicações dos nitratos são em remédios, como vasodilatadores em tratamentos de angina do peito (dor no peito causada pelo baixo abastecimento de oxigênio pelo fluxo de sangue ao músculo cardíaco) e de disfunção erétil masculina.

Quais as reações de obtenção do nitrato de amônio?

O nitrato de amônio é obtido através da neutralização do ácido nítrico pela adição de hidróxido de amônio, ou ainda pode ser preparado com nitrato de sódio e hidróxido de amônio.

Qual a decomposição do nitrato de amônio?

  • Decomposição do nitrato de amônio Por ser uma substância de alta reatividade e de alto potencial oxidante, o nitrato de amônio, quando submetido à alta temperatura, desencadeia uma reação de decomposição, e os principais produtos são gases, nitrogênio, oxigênio e vapor de água. A decomposição é dada em duas etapas: → 1ª etapa:

Por que o nitrato de amônia é perigoso?

  • Na Austrália, se produz e importa grandes quantidades de nitrato de amônio, principalmente para uso em mineração. Ele é feito pela combinação de gás de amônia com ácido nítrico líquido, que por sua vez é feito de amônia. O nitrato de amônia é classificado como mercadoria perigosa e todos os aspectos de seu uso são rigorosamente regulamentados.

Como o nitrato pode causar danos à saúde?

  • Na corrente sanguínea, a substância tem poder tóxico, pois reage com os líquidos do organismo, e os produtos dessa reação, como o nitrato, podem desencadear danos à saúde, como a doença ...

Por que o óxido nitroso é utilizado na decomposição?

  • Perceba que, na primeira equação, um dos produtos obtidos na decomposição é o óxido nitroso (N 2 O), conhecido também como gás hilariante. Ele é utilizado para aumentar a potência de motores automotivos na queima de combustível e como anestésico, principalmente por dentistas. Também é um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa.