:

O que é neoplasias intraepiteliais cervicais grau 2 e 3?

Índice:

  1. O que é neoplasias intraepiteliais cervicais grau 2 e 3?
  2. O que significa neoplasia intraepitelial cervical grau 3?
  3. O que é NIC grau 2?
  4. Qual a causa da neoplasia cervical?
  5. Qual a terminologia da neoplasia invasiva?
  6. Qual a evolução das lesões precursoras da neoplasia cervical?
  7. Quais são as neoplasias invasivas do colo uterino?

O que é neoplasias intraepiteliais cervicais grau 2 e 3?

As lesões pré-malignas também são chamadas de neoplasias intraepiteliais cervicais. De acordo com o grau de comprometimento, são classificadas em graus 1, 2 e 3 (em ordem crescente de agressividade). O último estágio das lesões pré-malignas é a neoplasia intraepitelial grau 3, ou carcinoma in situ.

O que significa neoplasia intraepitelial cervical grau 3?

Na Neoplasia Intra-epitelial Cervical Grau III (NIC III) – Alto Grau, o desarranjo é observado em todas as camadas, sem romper a membrana basal. A coilocitose, alteração que sugere a infecção pelo HPV, pode estar presente ou não.

O que é NIC grau 2?

Alterações citopáticas devidas à infecção pelo HPV são observadas na espessura total do epitélio. A NIC 2 é caracterizada por alterações celulares displásicas, principalmente restritas à metade inferior ou os dois terços inferiores do epitélio, com anomalias nucleares mais acentuadas que na NIC 1 (figura 2.3).

Qual a causa da neoplasia cervical?

  • A infecção persistente, provocada por um ou mais dos subtipos oncogênicos de papilomavírus humano (HPV), é uma causa necessária da neoplasia cervical. A maioria das anomalias cervicais causadas pela infecção do HPV tem pouca probabilidade de progredir a NIC ou neoplasia do colo uterino de alto grau.

Qual a terminologia da neoplasia invasiva?

  • Assim, em 1990, foi proposta uma terminologia histopatológica baseada em dois graus da doença: NIC de baixo grau que compreendia anomalias compatíveis com atipia coilocítica e lesões NIC 1 e NIC de alto grau que compreendia a NIC 2 e 3. As lesões de alto grau foram consideradas como genuínas precursoras da neoplasia invasiva (Richart 1990).

Qual a evolução das lesões precursoras da neoplasia cervical?

  • Este capítulo descreve a evolução dos sistemas de classificação das lesões precursoras da neoplasia cervical de células escamosas, a base histocitológica do seu diagnóstico, assim como sua história natural em termos de regressão, persistência e taxas de progressão.

Quais são as neoplasias invasivas do colo uterino?

  • As neoplasias invasivas do colo uterino de células escamosas são precedidas por uma longa fase de doença pré-invasiva, conjuntamente denominada de neoplasia intraepitelial cervical (NIC). A NIC é categorizada em graus 1, 2 e 3, dependendo da proporção da espessura do epitélio que apresenta células maduras e diferenciadas.