O que é litigância de Má-fé novo CPC?
Índice:
- O que é litigância de Má-fé novo CPC?
- Qual o conceito de má-fé?
- Qual a origem da palavra má-fé?
- Qual o significado da palavra fé?
- Qual a expressão comum de má-fé?
O que é litigância de Má-fé novo CPC?
A litigância de má-fé é o exercício de forma abusiva de direitos processuais. Ocorre quando uma das partes impõe, voluntariamente, empecilhos para atingir a finalidade da demanda (julgamento final do que está sendo discutido). Os artigos que regulam a litigância de má-fé estão dispostos nos artigos 79 a 81 do Novo CPC.
Qual o conceito de má-fé?
- Má-fé (da expressão latina mala fides) é um conceito associado à ideia de fraude ou intenção dolosa. Pode envolver engano intencional dos outros ou da própria pessoa ( autoengano ).
Qual a origem da palavra má-fé?
- [Jurídico] Designação jurídica que caracteriza ações cometidas contra a lei, sem motivo aparente ou justificativa legal, tendo plena noção sobre o que se faz. Etimologia (origem da palavra má-fé ). Má + fé. Conteúdo revisto em janeiro de 2019.
Qual o significado da palavra fé?
- Conceito e Significado de Fé: Fé é uma palavra que significa `confiança`, `crença`, ... Por exemplo, quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica.
Qual a expressão comum de má-fé?
- Uma expressão de utilização comum é: assumir a má-fé; aqui, vê-se, nas ações de outra pessoa, motivações negativas, quer essas motivações de facto existam ou não existam. É um procedimento utilizado para enganar. Por isso, é caracterizado como crime .