O que é mítico religioso?
Índice:
- O que é mítico religioso?
- O que é um relato mítico?
- O que caracteriza o pensamento mítico religioso?
- Qual o significado da palavra mítico?
- Qual o significado da palavra místico?
- Qual o significado do termo misticismo?
- Quais são os principais representantes do pensamento místico no Ocidente?
O que é mítico religioso?
Que é simultaneamente relativo aos mitos e à religião. Plural: mítico-religiosos |ó|.
O que é um relato mítico?
É um relato que possui uma base verdadeira, sobre a qual foram acrescentados elementos imaginários. Por exemplo: Virgulino Ferreira - O Lampião, realmente existiu. Mas, sobre ele, foram (e ainda são) criadas várias estórias e contos populares, que nunca aconteceram de fato.
O que caracteriza o pensamento mítico religioso?
O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essências da realidade em que vive: a origem do mundo, funcionamento da natureza, origem do povo bem como seus valores básicos. O mito caracteriza-se pelo modo que essas explicações são dadas, significando um discurso imaginário ou ficcional.
Qual o significado da palavra mítico?
- Adj. 1 relativo aos mitos, ou da sua natureza; 2 lembrado ou celebrado como maravilhoso, prodigioso ou digno de admiração; Do grego mithikós, «idem», pelo latim mythcu-, «idem»; Quanto à acentuação, mítico é uma palavra proparoxítona.
Qual o significado da palavra místico?
- Mítico se refere ao caráter de mito de algo, ou seja, ao caráter fantástico e lendário de algo. A palavra místico apresenta diversas origens e significados. É, contudo, usada maioritariamente para indicar fenômenos misteriosos, espirituais, ocultos, incompreensíveis,...
Qual o significado do termo misticismo?
- O termo misticismo faz referência a certas abordagens religiosas, filosóficas ou espirituais orientadas para a elevação do espírito humano. O indivíduo que desenvolve este tipo de vivência é um místico. O termo místico provém do grego myo, que significa fechar os olhos, e de myeomai, que quer dizer ser iniciado.
Quais são os principais representantes do pensamento místico no Ocidente?
- Além dos acima citados, os principais representantes do pensamento místico no Ocidente são Fílon, Dionísio Aeropagita, São Bernardo, São Boaventura, João Gerson, Mestre Eckhart, João da Bohêmia, João Ruysbroek, Angela de Foligno e Ângelo Silésio. A mística é uma experiência de êxtase, da transcendência de todo o corporal na união da alma com Deus.