O que é ser mãe pequena?
Índice:
- O que é ser mãe pequena?
- Qual a função de uma mãe pequena?
- Quem pode ser pai pequeno?
- O que é mãe criadeira no candomblé?
- O que é Ojubona?
- O que é Yakekere?
- O que a gente tem que fazer para se tornar uma mãe de santo?
- O que é preciso para se tornar um Pai de Santo?
- Qual é a hierarquia da Umbanda?
O que é ser mãe pequena?
A mãe-pequena, iaquequerê, ou iá-quererê (da língua iorubá, junção de iya+kekere) é a segunda pessoa mais importante em um terreiro de candomblé. Na ausência da ialorixá ou do babalorixá, é ela que assume o comando do terreiro. Está sempre presente no terreiro e faz parte de todos os preceitos e obrigações.
Qual a função de uma mãe pequena?
Na ausência do pai de santo, as funções da mãe pequena são substituí-lo, além de cuidar da organização, conduzir os mediuns nos trabalhos da casa, promover ações beneficentes, distribuir as doações e atender as pessoas necessitadas. ... "Não é de nosso costume doar dinheiro, pois as pessoas não sabem como gastar.
Quem pode ser pai pequeno?
A palavra Pai Pequeno, pode ser utilizada de duas formas: quando se refere ao cargo de uma casa de candomblé, e quando uma pessoa ajuda o babalorixá na iniciação de um neófito, ele será o pai pequeno desse neófito. Todo iniciado tem um babalorixá ou ialorixá e um pai pequeno ou mãe-pequena.
O que é mãe criadeira no candomblé?
Tem uma função especialíssima dentro de um axé. Ela representa a Iemanjá de cada roncó. A mãe criadeira chamava o Orixá do Iyawo na porta, na entrada da casa, apresentava as dependências da casa para o Orixá. ...
O que é Ojubona?
Ojubonã ou Agibonã: É a mãe criadeira, supervisiona e ajuda na iniciação.
O que é Yakekere?
a YAKEKERÊ é a mãe pequena do terreiro, ela auxilia nas iniciações dos iyawos, YAKEKERÊ não pode fazer as funções da iYALASÉ, pois se a ela fosse dada a função de iniciar as pessoas as quais o babalorisá não pudessem, ou os orisá a qual a homem não se é permitido por as mãos, ela seria da mesma forma irmãs deles e o ...
O que a gente tem que fazer para se tornar uma mãe de santo?
As Mães de Santo devem ser dedicadas, pacientes, zelosas e detalhistas. Essas características são fundamentais na hora de cuidar de uma pessoa, de cuidar de trabalhos e de fazer as firmezas de uma casa.
O que é preciso para se tornar um Pai de Santo?
Para ser Pai de Santo, há de se ter muita capacidade, coragem e entendimento. Humildade para ensinar a todos que o procurar, tempo para se doar ao desenvolvimento dos filhos da casa, olhar de Pai para corrigir os erros e colocar no caminho seus filhos.
Qual é a hierarquia da Umbanda?
Babakekerê (Pai pequeno): Substituto do (a) chefe do terreiro. Yalorixá (Mãe de santo): Maior autoridade feminina dentro da Umbanda. Babalorixá (Pai de santo): Autoridade máxima na Umbanda. ... Babalaô (é o Pai de Santo, após 21 anos de feitura): Após 21 anos de feitura, o Babalorixá, passa a ser chamado de Babalaô.