Qual a obra que é ícone do movimento modernista nacional?
Índice:
- Qual a obra que é ícone do movimento modernista nacional?
- O que significa dizer que o quadro Abaporu e?
- Por que Tarsila do Amaral virou um ícone no movimento modernismo brasileiro?
- Quando surgiu o movimento modernista?
- Qual é o segundo momento modernista no Brasil?
- Qual o legado do modernismo no Brasil?
- Quais são as particularidades dos modernistas?
Qual a obra que é ícone do movimento modernista nacional?
Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes artistas plásticas do Brasil, sendo que sua obra mais famosa, o quadro Abaporu, é ícone do movimento modernista nacional.
O que significa dizer que o quadro Abaporu e?
Significado de Abaporu, de Tarsila do Amaral O nome da obra é de origem tupi-guarani e significa "homem que come gente" (canibal ou antropófago). O título da tela é resultado de uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).
Por que Tarsila do Amaral virou um ícone no movimento modernismo brasileiro?
A tela foi responsável por iniciar o movimento Antropofágico, pois o nome Abaporu é de origem indígena e significa “homem que come carne humana”. O novo movimento propunha dar uma característica mais brasileira à arte, adaptando as influências estrangeiras.
Quando surgiu o movimento modernista?
- No país, o movimento modernista surgiu na segunda fase da República velha (1889-1930), chamada de República das Oligarquias ou República do café com leite. Nesse contexto, o poder era revezado entre paulistas e mineiros e dominado por aristocratas fazendeiros.
Qual é o segundo momento modernista no Brasil?
- A literatura marca o segundo momento modernista no Brasil, entre 19. Herdando os louros do rompimento ocasionado pela Semana de Arte Moderna, esse momento é marcado pela riqueza na poesia e prosa.
Qual o legado do modernismo no Brasil?
- É inestimável o legado que o Modernismo deixou para o campo das artes no Brasil. Grande movimento artístico que eclodiu no final da segunda década do século XX, foi responsável por profundas transformações nas mais diversas manifestações artísticas, entre elas, a literatura.
Quais são as particularidades dos modernistas?
- Dessa forma, os modernistas passam a produzir obras transgressoras e com maior liberdade criativa, sem seguir necessariamente métricas e padrões. Tanto na literatura como nas demais vertentes artísticas, podemos elencar como particularidades das obras modernistas: Ironia e espírito cômico.