:

O que se entende por proximal e distal?

Índice:

  1. O que se entende por proximal e distal?
  2. O que é um segmento distal?
  3. O que significa proximal na anatomia?
  4. O que é extremidade proximal?
  5. O QUE É terço distal?
  6. Qual a diferença entre cadeia cinética aberta e fechada?
  7. Qual o objetivo dos sistemas anatômicos de referência?
  8. O que é posição anatômica e qual a sua importância?
  9. O que é epífise proximal e distal?
  10. O que é extremidade distal?

O que se entende por proximal e distal?

A palavra proximal é aplicada na descrição anatômica para indicar que a parte do corpo referida se situa mais próxima de um centro, articulação, tronco ou linha mediana. O seu oposto é distal. Provém etimologicamente da palavra homônima em francês.

O que é um segmento distal?

A parte distal nada mais é que o ponto mais afastado do tronco ou do ponto de origem —a mão, por exemplo, é a parte distal do membro superior (o braço).

O que significa proximal na anatomia?

Que está mais próximo do centro do corpo, de um órgão ou de uma estrutura anatómica (falange proximal, por exemplo).

O que é extremidade proximal?

A extremidade proximal do rádio é formada pela cabeça em forma de disco, o colo e a tuberosidade bicipital. A cabeça e parte do colo são estruturas intra-articulares(2).

O QUE É terço distal?

Distal: situado mais distante à raiz do membro. Para delimitar uma lesão nos membros inferiores ou superiores, usa-se por- ções. É importante facilitar a localização da lesão, citando o referencial.

Qual a diferença entre cadeia cinética aberta e fechada?

Assim, uma cadeia cinética aberta caracteriza-se pela liberdade do segmento distal, ao passo que na cadeia cinética fechada o segmento distal da articulação é fixo e suporta uma considerável resistência externa, o que impede ou reduz sua liberdade de movimentação.

Qual o objetivo dos sistemas anatômicos de referência?

A posição anatômica de referência ou posição anatómica de referência é uma convenção adotada em anatomia para descrever as posições espaciais dos órgãos, ossos e demais componentes do corpo humano.

O que é posição anatômica e qual a sua importância?

A posição anatômica nada mais é que um referencial para podermos localizar e descrever as estruturas anatômicas, padronizados a todos anatomistas ou profissionais de saúde.

O que é epífise proximal e distal?

Apresentam duas epífises (proximal e distal) e uma diáfise (corpo), duas faces (anterior e posterior) e duas bordas ou margens (medial e lateral). Na epífise proximal encontramos a cabeça do úmero com uma superfície articular lisa e arredondada que se articula com a cavidade glenóide da escápula.

O que é extremidade distal?

Nas descrições anatómicas, distal é a parte mais afastada do tronco ou do ponto de origem. A mão é a extremidade distal do membro superior, o braço.