:

Como a metafísica surgiu?

Índice:

  1. Como a metafísica surgiu?
  2. Quais são as 4 causas Aristotelicas que determinam a realidade de um ser?
  3. Qual a origem da palavra metafísica?
  4. Qual seria o objetivo da metafísica?
  5. Qual a diferença entre a metafísica e a crítica?
  6. Qual o sentido das explicações metafísicas?

Como a metafísica surgiu?

O termo metafísica surgiu na Antiguidade, com a organização das obras de Aristóteles por Andrônico de Rodes, que colocou os tratados aristotélicos em certa ordem e os livros sobre filosofia teórica ou especulativa depois das obras dedicadas à física, donde o termo meta (além, após).

Quais são as 4 causas Aristotelicas que determinam a realidade de um ser?

Ele questionou a existência do Ser Humano e também do mundo material. Para ele tudo requer pelo menos Quatro Causas para existir: causa material, causa formal, causa eficiente e causa final.

Qual a origem da palavra metafísica?

  • A palavra metafísica vem do grego e o prefixo “meta” significa “além de”. O primeiro filósofo a tratar sobre o assunto, de maneira sistemática, foi Aristóteles. Aliás, ele mesmo chamou esta ideia de “filosofia primeira”, por entender que ela seria o alicerce da reflexão filosófica.

Qual seria o objetivo da metafísica?

  • Essa dupla compreensão do que seria o objetivo da metafísica manteve-se durante a Idade Média. Os filósofos e teólogos medievais também consideravam como "metafísicas" tanto as investigações sobre a natureza de Deus e de suas relações com o mundo, como as pesquisas sobre as características mais abrangentes da realidade.

Qual a diferença entre a metafísica e a crítica?

  • Kant estabeleceu uma separação entres as formas de tratar as questões metafísicas. De um lado, estaria a "metafísica transcendente" e a sua promessa, segundo Kant, irrealizável de revelar a natureza de coisas que estão além de toda a experiência possível; de outro, a sua proposta, a "metafísica crítica".

Qual o sentido das explicações metafísicas?

  • As explicações metafísicas podem ter um sentido religioso, que se propõe a esclarecer a ideia do que seja Deus, questão sempre muito discutida. A reflexão filosófica ampliou o sentido originalmente religioso, buscando o maior esclarecimento lógico possível.