:

Quando usar linhas tracejadas?

Índice:

  1. Quando usar linhas tracejadas?
  2. O que significa linha tracejada no projeto?
  3. O que é linha de centro desenho técnico?
  4. Quais são os tipos de linhas em desenho técnico e sua finalidade?
  5. Quando usar linha de centro desenho técnico?
  6. Qual o tipo de linha que se representa no desenho técnico?
  7. Quais são as linhas de traço e ponto?
  8. Quais são os significados de linhas diferentes?
  9. Quais são as dimensões reais de um desenho técnico?

Quando usar linhas tracejadas?

A linha tracejada costuma ser feita em contornos não visíveis, como a aresta traseira de um cubo em perspectiva ou um rebaixo na face oposta mostrada em uma vista. Já a linha traço-ponto é utilizada para mostrar as linhas de simetria de superfícies circulares, como furos ou cilindros.

O que significa linha tracejada no projeto?

Um exemplo bastante simples: em uma planta baixa, um polígono com um X, desenhado com linha contínua pode estar representando um furo/vazio/abertura no piso. O mesmo polígono e X se estiverem desenhados com linha tracejada representam que este furo/vazio/abertura está no teto deste pavimento.

O que é linha de centro desenho técnico?

As linhas de centro são representadas por traços finos separados por pontos (o comprimento do traço da linha de centro deve ser de três a quatro vezes maior que o traço da linha tracejada). É a partir da linha de centro que se faz a localização de furos, rasgos e partes cilíndricas existentes nas peças.

Quais são os tipos de linhas em desenho técnico e sua finalidade?

1) arestas e contornos visíveis (linha contínua larga, tipo de linha A); 2) arestas e contornos não visíveis (linha tracejada, tipo de linha E ou F); ... 5) linhas de centro de gravidade (traço e dois pontos, tipo de linha K); 6) linhas de cota e auxiliar (linha contínua estreita, tipo de linha B).

Quando usar linha de centro desenho técnico?

Deve ser desenhada em Cilindros, Cones ou Troncos de Cone e Furos. Em um furo, a Linha de Eixo é chamada de Linha de Centro. Obs.: As Linhas de Centro nunca devem terminar em interseções com traços de qualquer outra espécie.

Qual o tipo de linha que se representa no desenho técnico?

  •  Os tipos de arestas que se representa no Desenho Técnico devem ter linhas diferentes, para que sejam automaticamente identificadas.  No Desenho Técnico, para cada tipo de contorno, ou aresta, existe um tipo de linha associado. SIGNIFICADO E UTILIZAÇÃO DE LINHAS

Quais são as linhas de traço e ponto?

  • B3 linhas auxiliares B4 linhas de chamadas B5 hachuras B6 contornos de seções rebatidas na própria vista B7 linhas de centros curtas C Contínua estreita a mão livre (A)C1 limites de vistas ou cortes parciais ou interrompidas se o limite não coincidir com linhas traço e ponto (ver Figura 1c))

Quais são os significados de linhas diferentes?

  • Nota: Se forem usados tipos de linhas diferentes, os seus significados devem ser explicados no respectivo desenho ou por meio de referência às normas específicas correspondentes. Se ocorrer coincidência de duas ou mais linhas de diferentes tipos, devem ser observados os seguintes aspectos, em ordem de prioridade:

Quais são as dimensões reais de um desenho técnico?

  • Elas indicam a relação do tamanho do desenho com o tamanho real do objeto. Trata-se de um recurso fundamental no desenho técnico, pois traz as noções reais de um projeto. Como já citamos no post, para representar qualquer objeto em um desenho técnico é necessário saber suas dimensões reais.