:

Como analisar um lipidograma?

Índice:

  1. Como analisar um lipidograma?
  2. Para que serve o exame de sangue lipidograma?
  3. Como interpretar LDL?
  4. Para que serve o exame de EAS?
  5. Quais doenças alteram o teor de lipídios no sangue?
  6. Quais são os lipídios?
  7. Qual o perfil lipídico da pessoa?
  8. Qual a importância do LDL no perfil lipídico?

Como analisar um lipidograma?

Para adultos (acima de 20 anos), os valores referenciais considerados ideais são:

  1. colesterol total abaixo de 190 mg/dl, sendo a taxa limítrofe entre 1 mg/dl e, acima de 240 mg/dl, considerada de risco;
  2. LDL abaixo de 130 mg/dl, sendo a taxa limítrofe entre 1 mg/dl e, a partir de então, de risco;

Para que serve o exame de sangue lipidograma?

O lipidograma, também conhecido como perfil lipídico, é um exame de análise clínica que tem como objetivo verificar a quantidade de LDL, HDL, VLDL, triglicerídeos e colesterol total que, quando estão em valores fora do normal, representam um grande risco para o desenvolvimento de diversas doenças.

Como interpretar LDL?

Colesterol LDL menor que 100 mg/dL, se a pessoa tem doença cardíaca ou diabetes....É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?

  1. Menos de 100 mg/dL – nível ideal.
  2. 100-129 mg/dL – acima do ideal.
  3. 130-159 mg/dL – nível limítrofe.
  4. 160-189 mg/dL – nível alto.
  5. GMais de 189 mg/dL – muito alto.

Para que serve o exame de EAS?

O EAS é o exame de urina mais simples. Serve para avaliar aspectos físicos (por exemplo cor e pH), químicos (por exemplo presença de proteínas e corpos cetônicos) e a presença de elementos que normalmente não fazem parte da excreção urinária, como bactérias, cristais, muco, hemoglobina, células epiteliais, etc.

Quais doenças alteram o teor de lipídios no sangue?

  • Outras doenças que alteram o teor de lipídios no sangue são: - pancreatite. - Hipotireoidismo. - Insuficiência renal crônica. - Colagenopatias, como o lúpus eritematoso sistêmico. - Câncer de fígado ou cirrose hepática. - Câncer de cólon. - Transtornos mielodisplásicos, como mieloma múltiplo.

Quais são os lipídios?

  • Lipídios são substâncias de origem orgânica, caracterizadas pela insolubidade em água, solubilidade em benzeno, éter e clorofórmio. No plasma, os lipídios em maior quantidade são o colesterol, triacilgliceróis, e fosfolipídeos. Em menores quantidades, ainda existem os ácidos graxos livres, glicolipídeos, hormônios e vitaminas de origem lipídica.

Qual o perfil lipídico da pessoa?

  • O lipidograma é um exame laboratorial solicitado pelo médico com o objetivo de verificar o perfil lipídico da pessoa, ou seja a quantidade de LDL, HDL, VLDL, triglicerídeos e colesterol total, que quando estão em valores fora do normal, representam um grande risco para desenvolver doenças cardiovasculares, como angina, infarto, AVC ou ...

Qual a importância do LDL no perfil lipídico?

  • Considerado o colesterol “ruim”, o LDL é essencial para o bom funcionamento do organismo, especialmente, para a produção de hormônios, além de impedir a formação de placas de aterosclerose nos vasos sanguíneos. Contudo, o aumento da taxa da LDL no perfil lipídico sinaliza os principais riscos de doenças cardiovasculares.