:

O que é lesão de alto grau ASC h?

Índice:

  1. O que é lesão de alto grau ASC h?
  2. O que é ASC h no preventivo?
  3. Qual o tratamento para ASC h?
  4. O que pode causar ASC h?
  5. Qual a diferença entre ASC-US e ASC-H?
  6. Quais são as principais causas de lesões de ASC-US?
  7. Qual a classificação da ASC?
  8. Qual o risco para evolução de uma lesão maligna?

O que é lesão de alto grau ASC h?

ASC H é a presença de atipias celulares não podendo descartar lesão de alto grau. O risco de câncer de colo uterino é muito baixo. Neste caso, é recomendado a realização da colposcopia. A partir da colposcopia o seu médico irá avaliar a necessidade de biópsia de colo uterino.

O que é ASC h no preventivo?

O Papanicolaou com ASC H é a presença de células atípicas não podendo descartar lesão de alto grau. Neste caso, a colposcopia é fundamental para avaliar a presença de lesões em colo uterino provocadas pelo HPV e que possam levar a câncer de colo uterino.

Qual o tratamento para ASC h?

As Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero recomendam, após confirmação colposcópica ou histológica, o tratamento excisional das lesões intraepiteliais escamosas de alto grau, por meio de exérese da zona de transformação (EZT) por eletrocirurgia (BRASIL, 2016).

O que pode causar ASC h?

As ASC não representam uma única entidade biológica, pois podem estar relacionadas às alterações causadas pela infecção pelo HPV, a possível presença de lesão intraepitelial e, mais raramente, a carcinoma.

Qual a diferença entre ASC-US e ASC-H?

  • 1) ASC-US (Células Escamosas Atípicas de Significado Indeterminado): 2) ASC-H (Células Escamosas Atípicas em que não pode ser excluído lesões de Alto Grau). No segundo caso (ASC-H) o risco para evolução de uma lesão maligna é muito maior do que quando o achado é ASC-US, sendo seus manejos diferentes.

Quais são as principais causas de lesões de ASC-US?

  • (7) Estudos associam o tamanho da lesão e limitações da amostra como as principais causas de citologias de ASC-US com lesões graves subjacentes detectadas na histologia. (8,9)

Qual a classificação da ASC?

  • A classificação ASC (atypical squamous cells - em português Células Escamosas Atípicas) pode ser subdividida em dois tipos: ASC-H e ASC-US. 2) ASC-H (Células Escamosas Atípicas em que não pode ser excluído lesões de Alto Grau).

Qual o risco para evolução de uma lesão maligna?

  • No segundo caso (ASC-H) o risco para evolução de uma lesão maligna é muito maior do que quando o achado é ASC-US, sendo seus manejos diferentes. O manejo de uma paciente com o achado de ASC-US consiste em ser testada para a presença do HPV, e em caso de positividade, a realização de Colposcopia com biópsia.