:

O que era a lepra na Bíblia?

Índice:

  1. O que era a lepra na Bíblia?
  2. Porque a lepra era considerada um símbolo do pecado?
  3. Quantos tipos de lepra?
  4. O que é a lepra nos dias de hoje?
  5. Qual é o significado de lepra?
  6. Como era a lepra nos tempos de Jesus?
  7. Qual o nome da bactéria que causa a lepra?

O que era a lepra na Bíblia?

Para os hebreus a lepra, como era chamada, era considerada uma maldição, um castigo divino, citada inclusive pela bíblia. O estigma, a discriminação com a doença e com quem sofre a ação em seu corpo, foram construídos pela associação do termo lepra às deformidades causadas ao paciente.

Porque a lepra era considerada um símbolo do pecado?

Todas as doenças eram consideradas um castigo, mas a lepra era o próprio símbolo do pecado. Deus se servia dela para castigar os invejosos, os arrogantes, os ladrões, os assassinos, os responsáveis por falsos juramentos e incestos. A lei estabelecia que, quem ficar curado desta doença, se apresente ao sacerdote.

Quantos tipos de lepra?

A doença é classificada em dois tipos principais: lepra paucibacilar e lepra multibacilar. Os dois tipos distinguem-se pelo número de manchas de pele hipopigmentada e dormente – a lepra paucibacilar possui cinco ou menos e a multibacilar mais de cinco. O diagnóstico é confirmado com a análise de uma biópsia.

O que é a lepra nos dias de hoje?

A lepra, também conhecida como hanseníase ou doença de Hansen, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae (M. leprae), que leva ao aparecimento de manchas esbranquiçadas na pele e alteração dos nervos periféricos, o que diminui a sensibilidade da pessoa à dor, toque e calor, por exemplo.

Qual é o significado de lepra?

A lepra é uma doença transmissivel causada por uma bactéria. Afecta maioritáriamente a pele e os nervos. Ela progride lentamente com uma média de período de incubação de 3 anos. A lepra pode afectar todas as idades e ambos os sexos.

Como era a lepra nos tempos de Jesus?

Nos tempos de Jesus a lepra era a mesma coisa que a morte. Curar um leproso era tão difícil como ressuscitar um morto. Os sacerdotes tinham a função de "declarar puro" um leproso que tivesse sarado, mas não tinham o poder de "torná-lo puro", isto é, de curá-lo. A cura de um leproso era uma obra exclusiva de Deus.

Qual o nome da bactéria que causa a lepra?

A hanseníase, conhecida antigamente como Lepra, é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional.