:

O que quer dizer réplica juntada em um processo?

Índice:

  1. O que quer dizer réplica juntada em um processo?
  2. Para que serve uma réplica?
  3. O que acontece se o autor não apresentar réplica?
  4. Qual o prazo para apresentar a réplica?
  5. Qual a resposta do réu contra a réplica?
  6. Qual a ausência da réplica?
  7. Qual o prazo para o autor falar em réplica?

O que quer dizer réplica juntada em um processo?

É o oferecimento pelo autor de ação de defesa contra contestação do réu.

Para que serve uma réplica?

A réplica serve para preparar a instrução processual. Assim, a réplica à contestação é o momento processual ideal para que o autor da demanda deixe evidente ao Magistrado a existência de fatos que não necessitam de dilação probatória. Isso, além de acelerar o processo, também evita discussão sobre algumas questões.

O que acontece se o autor não apresentar réplica?

Destarte, o fato de o Autor se abster de apresentar réplica não possui o condão de lhe acarretar qualquer prejuízo processual. Pressupõe-se que o Autor, através da petição inicial, já exaure sua participação argumentativa no processo, encerrando-se aí o debate que trava com o Réu.

Qual o prazo para apresentar a réplica?

  • Resumindo, mesmo que o juiz ou a secretaria não tenha dito na intimação, "em 10 dias para apresentar réplica", é isto que estão esperando, para você alegar que a contestação é intempestiva, que o documento "x" você impugna]

Qual a resposta do réu contra a réplica?

  • Réplica é a resposta do autor contraposta à contestação do réu, ou seja, o autor oferece a petição inicial, o juiz cita o réu que toma conhecimento e oferece a contestação contra o autor, o autor oferece contra contestação a defesa via réplica.

Qual a ausência da réplica?

  • A ausência da réplica não tem o condão de inverter o ônus da prova, muito menos incidir os efeitos da confissão ficta, quanto mais quando inexistir qualquer cominação na determinação judicial. (TRT-5 – RecOrd: 000009690201550502096-90.2015.5.05.0271, Relator: HUMBERTO JORGE LIMA MACHADO, 3ª.

Qual o prazo para o autor falar em réplica?

  • Não se pode deixar de afirmar que o prazo para o autor falar em réplica é de dez dias, qualquer que seja o tipo de alegação apresentada pelo réu e que tenha dado azo a este ato processual. Por fim, é de se dizer que o autor não poderá, na réplica, aduzir fatos novos, mas tão-somente impugnar as alegações feitas pelo demandado.