:

Como interromper a prescrição?

Índice:

  1. Como interromper a prescrição?
  2. Quantas vezes se interrompe a prescrição?
  3. O que suspende ou interrompe a prescrição?
  4. Quando a citação interrompe o prazo prescricional?
  5. Como fica a contagem do prazo prescricional com sua interrupção?
  6. Por que a prescrição é interrompida?
  7. Por que a citação interrompe a prescrição?
  8. Como era possível a interrupção da prescrição?
  9. Como foi a interrupção da prescrição no Código Civil?

Como interromper a prescrição?

A interrupção da prescrição se dá com o despacho do juiz que ordena a citação, se o demandante promover no prazo e na forma da lei processual. E, sendo válida, retroage à data da propositura da ação (artigos 202, inciso I do Código Civil e 219, § 1º do CPC de 1973).

Quantas vezes se interrompe a prescrição?

A interrupção, que, conforme vimos, reinicia o prazo prescricional, depende, via de regra, de comportamento ativo do credor. Qualquer ato de exercício ou proteção ao direito interrompe a prescrição, extinguindo o tempo já decorrido, que volta a correr por inteiro. A interrupção pode ocorrer uma única vez no processo.

O que suspende ou interrompe a prescrição?

Segundo Maria Helena (Curso de Direito Civil, 2003, p. 339) as causas que interrompem a prescrição são: as que inutilizam a prescrição iniciada, de modo que o seu prazo recomeça a correr da data do ato que a interrompeu ou do último ato do processo que a interromper.

Quando a citação interrompe o prazo prescricional?

4. A citação válida interrompe o prazo prescricional, ainda que promovida em processo posteriormente extinto sem julgamento do mérito, salvo se o fundamento legal da extinção for o previsto no art. 267, incisos II e III, do Código de Processo Civil.

Como fica a contagem do prazo prescricional com sua interrupção?

O efeito da interrupção da prescrição é, portanto, instantâneo: “A prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper” (art. 202, parágrafo único). Sempre que possível a opção, ela se verificará pela maneira mais favorável ao devedor”.

Por que a prescrição é interrompida?

  • VI – por qualquer ato inequívoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor. Parágrafo único. A prescrição interrompida recomeça a correr da data do ato que a interrompeu, ou do último ato do processo para a interromper.

Por que a citação interrompe a prescrição?

  • Na execução, o despacho que ordena a citação, desde que realizada em observância ao disposto no § 2º do art. 240, interrompe a prescrição, ainda que proferido por juízo incompetente. Parágrafo único. A interrupção da prescrição retroagirá à data de propositura da ação.

Como era possível a interrupção da prescrição?

  • I, do CTN, a interrupção da prescrição era possível pela citação pessoal do devedor. Posteriormente, com o advento da Lei Complementar 118/2005, a interrupção da prescrição passou a ser contada pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução fiscal.

Como foi a interrupção da prescrição no Código Civil?

  • Como anunciado acima, nem sempre foi assim. A interrupção da prescrição constava na parte final do art. 219 do revogado CPC /73 como um dos efeitos da citação válida, o que foi tema de debate trinta anos depois, quando passou a vigorar o inciso I do art. 202 do Código Civil.