O que é uma interdição temporária?
Índice:
- O que é uma interdição temporária?
- Em que consiste a pena de interdição temporária de direitos?
- É espécie de pena de interdição temporária de direitos *?
- O que são medidas alternativas à prisão?
- Quais são os tipos de penas de interdição temporária de direitos previstos no Código Penal?
- Quais são as penas restritivas de direitos previstas no Código Penal?
- O que é liberdade alternativa?
- Qual é a interdição?
- Qual a finalidade do processo de interdição?
- Qual a pena de interdição temporária de direitos?
- Qual o procedimento para decretação da interdição?
O que é uma interdição temporária?
Interdição temporária de direitos A interdição de direitos impede que a pessoa condenada exerça qualquer função, cargo ou atividade pública – inclusive cargos eletivos – além de qualquer trabalho que dependa de habilitação especial ou autorização (como é o caso de médicos, advogados e engenheiros, por exemplo).
Em que consiste a pena de interdição temporária de direitos?
As penas de interdição temporária de direito são a proibição de o condenado contratar com o Poder Público, de receber incentivos fiscais quaisquer outros benefícios, bem como de participar de licitações, pelo prazo de cinco anos, no caso de crimes dolosos, e de três anos, no de crimes culposos.
É espécie de pena de interdição temporária de direitos *?
São penas restritivas de direitos: a prestação pecuniária, a perda de bens e valores, a prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas, a interdição temporária de direitos e a limitação de fim de semana, conforme preceitua o artigo 43 do Código Penal.
O que são medidas alternativas à prisão?
As penas restritivas de direitos também são chamadas de penas “alternativas”, pois são uma alternativa à prisão. Ao invés de ficarem encarcerados, os condenados sofrerão limitações em alguns direitos como forma de cumprir a pena.
Quais são os tipos de penas de interdição temporária de direitos previstos no Código Penal?
3. DAS PENAS RESTRITIVAS DE DIREITOS. A legislação penal brasileira estabelece, atualmente, três modalidades de penas: a privativa de liberdade, a restritiva de direitos e a multa. A pena privativa de liberdade é alvo de numerosas críticas.
Quais são as penas restritivas de direitos previstas no Código Penal?
O artigo 43 do mencionado diploma legal descreve as possibilidades de penas restritivas como: prestação pecuniária, perda de bens e valores, limitação de fim de semana, prestação de serviços à comunidade, e interdição de direitos.
O que é liberdade alternativa?
Trata-se de medidas que são aplicadas à infratores que cometeram crimes de baixo potencial ofensivo, sem privá-los do convívio social.
Qual é a interdição?
- A interdição é um ato judicial declaratório da incapacidade de certo indivíduo em relação a certos atos da vida civil. Simplificando, a interdição declara que uma pessoa perdeu a capacidade de fazer certas coisas atribuindo os motivos disso.
Qual a finalidade do processo de interdição?
- O processo de interdição tem por finalidade declarar a incapacidade, absoluta ou relativa, daquele que está privado do discernimento necessário para praticar sozinho os atos da vida social, ou exprimir a sua vontade. (Gonçalves, 2017, p. 947)
Qual a pena de interdição temporária de direitos?
- Art. 47 - Interdição temporária de direitos 1 Art. 47 - As penas de interdição temporária de direitos são:. 2 III - suspensão de autorização ou de habilitação para dirigir veículo.. 3 IV - proibição de freqüentar determinados lugares.. V - proibição de inscrever-se em concurso, avaliação ou exame... More ...
Qual o procedimento para decretação da interdição?
- Inicialmente, destaco que o procedimento para decretação da interdição está previsto nos arts. 7 do CPC, entre os procedimentos especiais de jurisdição voluntária. Faço essa observação inicial, já que alguns doutrinadores entendem que esse procedimento deixou de existir após a sanção do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015).