:

Qual a definição de interacionismo simbólico?

Índice:

  1. Qual a definição de interacionismo simbólico?
  2. O que é a Microssociologia?
  3. Qual o fundamento do interacionismo simbólico?
  4. Quem são os principais teóricos do interacionismo?
  5. Qual a teoria da interação simbólica?
  6. Quais são os conceitos interacionistas?

Qual a definição de interacionismo simbólico?

De um modo geral, pode-se dizer que o interacionismo simbólico constitui uma perspectiva teórica que possibilita a compreensão do modo como os indivíduos interpretam os objetos e as outras pessoas com as quais interagem e como tal processo de interpretação conduz o comportamento individual em situações específicas.

O que é a Microssociologia?

Pode dizer-se que a microssociologia tem por objetivo estudar e compreender as relações entre atores sociais, quer sejam entre indivíduos, quer sejam entre grupos, e as posições e os papéis sociais que esses mesmos atores ocupam e desempenham no seio dos espaços sociais em que estão integrados.

Qual o fundamento do interacionismo simbólico?

  • Interacionismo simbólico - fundamentos: Blumer e o estudo das interações sociais - UOL Educação O interacionismo simbólico pode ser considerado uma perspectiva teórica e metodológica inacabada, que surgiu, na década de 1930, no âmbito da sociologia norte-americana, por iniciativa do sociól

Quem são os principais teóricos do interacionismo?

  • Os principais teóricos do Interacionismo são: Jean Piaget (18) , para ele a criança é ativa e age espontaneamente no meio. Ela é estruturalmente diferente ao adulto, mas funcionalmente igual.

Qual a teoria da interação simbólica?

  • A teoria da interação simbólica analisa a sociedade, abordando os significados subjetivos que as pessoas impõem a objetos, eventos e comportamentos. Os significados subjetivos recebem primazia porque acredita-se que as pessoas se comportam com base naquilo em que acreditam e não apenas no que é objetivamente verdadeiro.

Quais são os conceitos interacionistas?

  • Os conceitos interacionistas que ganharam ampla difusão incluem definição de situação (definition of the situation); trabalho emocional; administração de impressão (manipulação da identidade); espelhamento do self (formação da identidade); e instituição total.