:

O que significa insolvência de uma empresa?

Índice:

  1. O que significa insolvência de uma empresa?
  2. Como provar insolvência do devedor?
  3. Qual é a insolvência?
  4. Qual a diferença entre insolvência e falência?
  5. Qual a qualidade da palavra “insolvência”?
  6. Como evitar a declaração de insolvência?

O que significa insolvência de uma empresa?

Simplificadamente, a insolvência empresarial é a circunstância em que progressivamente a empresa não consegue arcar com seus deveres. Independentemente do modelo empresarial, todo negócio precisa trabalhar em busca do equilíbrio, isso é, as receitas devem ser suficientes para pagar os custos e as despesas.

Como provar insolvência do devedor?

A declaração de insolvência pode ser requerida: I - por qualquer credor quirografário; II - pelo devedor; III - pelo inventariante do espólio do devedor.

Qual é a insolvência?

  • A insolvência é um estado em que o devedor tem prestações a cumprir superiores aos rendimentos que recebe. Portanto um insolvente não consegue cumprir as suas obrigações (pagamentos). Uma pessoa ou empresa insolvente poderá ao final de um processo ser declarada em definitivamente insolvente, ...

Qual a diferença entre insolvência e falência?

  • As pessoas em conversa coloquial costumam confundir os termos insolvência e falência. Estas palavras têm significados econômicos e jurídicos distintos, sendo que falência é um estado em que o devedor é responsável por mais dívidas do que os bens que possui. Uma empresa ou pessoa falida não estão automaticamente insolventes e vice-versa.

Qual a qualidade da palavra “insolvência”?

  • Numa outra aceção, a palavra “insolvência” surge ainda como um estado, uma vez que confere ao sujeito de Direito declarado insolvente, pessoa singular ou pessoa coletiva, uma qualidade – a qualidade de “insolvente”, - que determina a aplicação de um regime jurídico.

Como evitar a declaração de insolvência?

  • A declaração de insolvência pode evitar que uma pessoa sobre-endividada fique para sempre com dívidas que não consegue pagar e recuperar financeiramente. Mas esta deve ser uma solução de último recurso, já que acarreta graves consequências para a vida do devedor.