:

O que é inibição enzimática e indução enzimática?

Índice:

  1. O que é inibição enzimática e indução enzimática?
  2. O que é período de latencia de um medicamento?
  3. O que é competição enzimática?
  4. Como ocorre a inibição enzimática?
  5. Quais as consequências que estes indutores trazem nos protocolos terapêuticos?
  6. Como ocorre a inibição enzimática?
  7. Qual a causa da indução enzimática?
  8. Quais os tipos de inibição enzimática reversível?
  9. Por que a inibição enzimática diminui a velocidade de produção dos metabólitos?

O que é inibição enzimática e indução enzimática?

Os agentes indutores costumam ser, eles mesmo, um substrato para as enzimas induzidas; por isso, o processo pode resultar no lento e gradual desenvolvimento de tolerância. - Inibição Enzimática:diminui o metabolismo e ,consequentemente, aumenta a ação de outros fármacos metabolizados pela enzima.

O que é período de latencia de um medicamento?

A velocidade com a qual uma droga atinge seu local de ação depende da sua taxa de absorção e sua taxa de distribuição, que determinam diretamente o período de latência do referido fármaco (tempo percorrido desde a administração do fármaco em um determinado local até a manifestação de seu efeito terapêutico).

O que é competição enzimática?

É uma redução da velocidade da reação catalisada por enzimas devido à presença de substâncias denominadas inibidores. A inibição competitiva ocorre quando as moléculas inibidoras são semelhantes às moléculas do substrato e se ligam ao centro ativo da enzima, impedindo a atividade enzimática normal.

Como ocorre a inibição enzimática?

A inibição enzimática classifica-se em irreversível e reversível. A inibição irreversível ocorre com a ligação do inibidor de forma covalente ao sítio ativo da enzima, enquanto a inibição reversível ocorre com a ligação não covalente do inibidor à cadeia polipeptídica da enzima.

Quais as consequências que estes indutores trazem nos protocolos terapêuticos?

A inclusão de indutores do CYP450 no regime terapêutico do paciente pode ter como principal consequência clínica a redução da efetividade de um dos medicamentos.

Como ocorre a inibição enzimática?

  • Inibição enzimática, A inibição enzimática acontece a partir da reação de substâncias que diminuem a velocidade da atividade das enzimas no corpo humano.

Qual a causa da indução enzimática?

  • - Indução Enzimática: é uma importante causa de interação entre fármacos, induzindo enzimas e, consequentemente, diminuindo a atividade farmacológica de vários outros fármacos. Os agentes indutores costumam ser, eles mesmo, um substrato para as enzimas induzidas; por isso, o processo pode resultar no lento e gradual desenvolvimento de tolerância.

Quais os tipos de inibição enzimática reversível?

  • Existem três tipos de inibição enzimática reversível: competitiva, não competitiva e incompetitiva. Esses tipos podem ser distinguidos experimentalmente pelos efeitos do inibidor sobre a cinética de reação da enzima.

Por que a inibição enzimática diminui a velocidade de produção dos metabólitos?

  • A inibição enzimática diminui a velocidade de produção de metabólitos enquanto a indução enzimática aumenta a velocidade de produção dos metabólitos.