:

Quais as razões para o professor do ensino fundamental e médio ser um pesquisador?

Índice:

  1. Quais as razões para o professor do ensino fundamental e médio ser um pesquisador?
  2. O que é necessário para exercermos uma docência reflexiva?
  3. Qual a importância do professor ter uma atitude pedagógica reflexiva em sala de aula?
  4. Para que formar professores?
  5. Qual a importância de ser um professor pesquisador?
  6. Qual o objetivo do professor pesquisador?
  7. O que é uma aprendizagem reflexiva?
  8. O que é ser um professor reflexivo?
  9. Porque o professor deve ser reflexivo?
  10. Qual pesquisador fundamentou a prática reflexiva dentro da sala de aula?
  11. Por que a prática reflexiva é amplamente divulgada no campo da formação de professores?
  12. Por que os professores não compreendem os limites da reflexão?
  13. Qual a abordagem reflexiva na sala de aula?
  14. Quais são os professores e a sua formação?

Quais as razões para o professor do ensino fundamental e médio ser um pesquisador?

A pesquisa é imprescindível para prática docente, pois o professor que assume a postura de pesquisador compromete-se com a elaboração própria, com o questionamento, com a formação da cidadania, com a criatividade e com a descoberta.

O que é necessário para exercermos uma docência reflexiva?

A implantação de uma formação docente reflexiva deve partir primeiramente das escolas de formação dos professores, onde o docente conhecerá e se aprofundará na metodologia, tornando-o responsável pela melhoria do ensino e não apenas um mero transmissor de conhecimentos.

Qual a importância do professor ter uma atitude pedagógica reflexiva em sala de aula?

Nessa perspectiva, uma prática pedagógica reflexiva conduz a ação docente com uma roupagem nova no seu fazer, pois leva o professor a ser o autor principal de novos meios e caminhos que impulsionam os seus alunos a terem sede de conhecimentos.

Para que formar professores?

Além de ter o objetivo de formar alunos e cidadãos, a escola também é responsável por promover o crescimento profissional dos seus docentes. Isso é muito importante, pois a formação de professores representa um papel estratégico na qualidade da educação.

Qual a importância de ser um professor pesquisador?

A pesquisa é essencial à prática docente, pois o professor que assume a postura de pesquisador, compromete-se com a elaboração própria, com o questionamento, com a emancipação política, com a formação da cidadania, com a criatividade, com a descoberta e com a redescoberta.

Qual o objetivo do professor pesquisador?

Garcia (2009), afirma que o professor pesquisador seria aquele professor que busca questões relativas à sua prática com o objetivo de aperfeiçoá-las. ... A pesquisa do professor tem como finalidade o conhecimento da realidade para transformá-la, visando à melhoria de suas práticas pedagógicas e à autonomia do professor.

O que é uma aprendizagem reflexiva?

Constitui uma reflexão orientada para a ação futura, que ajuda a compreender novos problemas e a descobrir novas soluções (SCHON, 1983). Outro importante representante do processo de aprendizagem reflexiva é Mezirow, autor que assumiu grande protagonismo na década de 90 na literatura norte americana.

O que é ser um professor reflexivo?

Um professor reflexivo é um profissional que constrói seus conhecimentos a partir de investigações sobre sua prática, sua metodologias e sua relação com os alunos, atuando de forma inteligente e flexível.

Porque o professor deve ser reflexivo?

um professor reflexivo tem várias características, quais sejam: é um organizador, tendo o papel de criar e desenvolver recursos para que seus alunos possam trabalhar; é um facilitador, pois facilita o processo de comunicação entre todos os participantes na sala de aula, bem como a compreensão das atividades e textos ...

Qual pesquisador fundamentou a prática reflexiva dentro da sala de aula?

A concepção de profissional reflexivo já permeava o trabalho de muitos pesquisadores, ao analisar as contribuições de estudiosos como Shön (2000), Perrenoud (2002), Contreras (2002), dentre outros, percebe-se a referência destes a John Dewey, filósofo e psicólogo norte-americano, como sendo um precursor da idéia de ...

Por que a prática reflexiva é amplamente divulgada no campo da formação de professores?

  • “A prática reflexiva tem sido amplamente divulgada no campo das discussões sobre formação de professores, e incorporada a textos e documentos de forma quase integral e totalizadora” (CAMPOS, DINIZ, 2004, p.2).

Por que os professores não compreendem os limites da reflexão?

  • Além disso, os professores, em geral, não compreendem os limites epistemológicos existentes. Um exemplo disso é a sobreposição do habitus sobre a reflexão ou o contrário. Na realidade, o professor deve entender que estes se complementam, sua prática é formada por ambos.

Qual a abordagem reflexiva na sala de aula?

  • Esta pesquisa foi fundamentada, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Alarcão (1992), Gebhard (1996),Nóvoa (2002) Perrenoud (2002) e Richard e Lockhart (1996).Um ensino baseado numa abordagem reflexiva contribui para melhorar as ações dos professores na sala de aula. Palavras-chave: Prática Reflexiva.

Quais são os professores e a sua formação?

  • Os Professores e a sua Formação. 3ª ed. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1997. A primeira versão do texto foi publicada em 1988. Seleção, digitação, diagramação de José Lino Hack e Mara Brum.