:

O que significa iatrogenia na odontologia?

Índice:

  1. O que significa iatrogenia na odontologia?
  2. O que é uma iatrogenia?
  3. O que é iatrogenia exemplos?
  4. Quais os tipos de iatrogenia no idoso?
  5. O que é risco iatrogenicos?
  6. O que é iatrogenia idosos?
  7. Quais as iatrogenias?
  8. Qual o significado do termo iatrogênico?
  9. Quais as populações mais afetadas pela iatrogenia?
  10. Quais são os efeitos iatrogênicos mais frequentes?
  11. Quais são os efeitos da diabetes iatrogénica?

O que significa iatrogenia na odontologia?

Iatrogenias consistem em erros causados pelo profissional ao paciente, na tentativa de sanar um problema, podendo ocasionar, na maioria das vezes, o desencadeamento de processos patogênicos.

O que é uma iatrogenia?

O termo iatrogenia vem do grego e refere-se a qualquer alteração patológica provocada no paciente pela má prática médica. Infelizmente, o risco de sua ocorrência convive constantemente no manuseio das doenças cardíacas.

O que é iatrogenia exemplos?

São os exemplos mais comuns de fontes de iatrogenia as interações medicamentosas, os efeitos adversos de medicamentos, a utilização indiscriminada de antibióticos (o que leva à resistência das bactérias), quimioterapias e radioterapias (queda capilar, anemia, náuseas, etc.), infecções, dentre outros.

Quais os tipos de iatrogenia no idoso?

A iatrogenia costuma estar relacionada com a reação adversa a medicamentos (RAM)....Desta maneira, os idosos que utilizam multi-medicação, podem sofrer, em decorrência das interações medicamentosas, com:

  • Confusão mental e/ ou distúrbio cognitivo,
  • Hipotensão arterial (pressão baixa),
  • Insuficiência renal aguda.

O que é risco iatrogenicos?

Riscos iatrogênicos: relacionados a tratamento médico ou uso de serviços de saúde. Riscos institucionais: relacionados às condições físicas, higiênicas e sanitárias de estabelecimentos públicos (creches, clubes, hotéis, salão de beleza, saunas, etc.)

O que é iatrogenia idosos?

Iatrogenia é o termo utilizado para qualquer manifestação clínica que não seja conseqüência natural da doença do paciente, durante o tratamento. Também é definida como o efeito resultante de qualquer atividade, de uma ou mais pessoas atuando como profissionais de saúde que não apóiem ​​uma meta da pessoa afetada.

Quais as iatrogenias?

Há muitas fontes de iatrogenia:

  • Erro médico.
  • Negligência ou procedimentos com falhas.
  • Suicídio assistido (ex: Eutanásia )
  • Má caligrafia nas prescrições.
  • Interação medicamentosa.
  • Efeitos adversos dos medicamentos.
  • Má utilização dos antibióticos, levando à criação de resistências.
  • Tratamentos radicais.

Qual o significado do termo iatrogênico?

  • “Iatrogênico” vem da língua grega. “Iatros” significa médico ou curador e “gennan” significa “como resultado”. Portanto, a palavra significa literalmente “como resultado de um médico”. Os eventos iatrogênicos podem ser causados ​​por qualquer número de descuidos ou erros médicos.

Quais as populações mais afetadas pela iatrogenia?

  • As populações mais afetadas pela iatrogenia são as crianças e os idosos. Em idosos, o risco de efeitos iatrogênicos é mais forte por causa das prescrições inadequadas, polifarmácia (o consumo de pelo menos três medicamentos por dia) e uma alteração da função renal e hepática que impeça a eliminação adequada das substâncias ...

Quais são os efeitos iatrogênicos mais frequentes?

  • Os efeitos iatrogênicos mais frequentemente observados são infecções de pele, problemas gastrointestinais, dores, hipoglicemia, insuficiência renal, hipocalemia (diminuição de potássio no sangue) e reações alérgicas (urticária, asma ou choque anafilático ).

Quais são os efeitos da diabetes iatrogénica?

  • Estes efeitos são iatrogénicos porque são uma consequência do tratamento médico. Outro exemplo é a perda de função resultante da necessidade de remover um órgão doente, como no caso da diabetes iatrogénica após remoção de parte ou todo o pâncreas .