Como contabilizar o imposto diferido?
Índice:
- Como contabilizar o imposto diferido?
- O que é imposto de renda corrente é diferido?
- Como contabilizar passivo diferido?
- O que é imposto de renda corrente?
- O que é ativo e passivo fiscal diferido?
- O que é diferido passivo?
- Como é feito o diferimento do imposto de renda?
- Como é aplicado o diferimento de imposto?
- Qual a circunstância do imposto diferido?
- Qual o exemplo de imposto diferido mais recorrente?
Como contabilizar o imposto diferido?
Dessa forma, o imposto diferido entra como um formato de apuração ideal para a contabilidade que privilegia o regime de competência. O fator indispensável para ele ser utilizado é que o lucro a ser tributado é contabilizado em regime de caixa (creditado em conta) apenas no ano seguinte ou mais de um ano.
O que é imposto de renda corrente é diferido?
Além do imposto de renda corrente, existe também o diferido, fruto de alterações temporárias que resultarão em um efeito fiscal futuro. ... Ambas servem para registro contábil dessas diferenças temporais, que já afetaram o resultado contábil, porém ainda não afetaram a apuração dos tributos.
Como contabilizar passivo diferido?
Como é feita a mensuração disso? Os ativos e os passivos fiscais diferidos devem ser quantificados às alíquotas de impostos que se espera aplicar no período de realização do ativo ou liquidação do passivo, usando-se valores de impostos em vigor na data do balanço.
O que é imposto de renda corrente?
Imposto de Renda e Contribuição Social Correntes é o montante do imposto de renda e da contribuição social a pagar ou recuperar com relação ao resultado tributável do período.
O que é ativo e passivo fiscal diferido?
O passivo fiscal diferido é o valor do imposto que será cobrado sobre o lucro em um futuro pré-determinado, de acordo com as diferenças temporárias tributáveis. Já o ativo fiscal diferido abrange o valor do imposto que será cobrado de acordo com o lucro recuperável no futuro.
O que é diferido passivo?
Passivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado às diferenças temporárias tributáveis. (c) compensação futura de créditos fiscais não utilizados.
Como é feito o diferimento do imposto de renda?
- É importante destacar que, o diferimento do Imposto de Renda é feito apenas no intuito de se integrar à fiscalização no Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR). Desta forma, o imposto diferido não muda o lucro líquido no setor contábil, tendo em vista que neste caso não é possível haver adiamentos, devido a função do Regime de Competência.
Como é aplicado o diferimento de imposto?
- Utilizando o mesmo exemplo da Springs Global, o diferimento de imposto foi aplicado no intuito de disparar a desvalorização de ativos realizada mediante uma provisão. O mesmo cenário é válido para as perdas patrimoniais, ou seja, quanto o empreendimento tem alguma participação societária em outras empresas.
Qual a circunstância do imposto diferido?
- Observe, se tratando de uma conta a longo prazo, é possível que as alíquotas incidentes sofram alterações entre o momento de lançamento até a liquidação. Outra circunstância do imposto diferido é que ele atua mediante uma conta de passivo não circulante, como se ele se tratasse uma obrigação suspensa.
Qual o exemplo de imposto diferido mais recorrente?
- Um dos exemplos de imposto diferido mais recorrente é aquele quando já houve a contabilização da receita, mas, sem o recebimento. Tal circunstância costuma acontecer com aqueles empreendimentos que firmam contratos com o Governo a longo prazo mediante a construção por empreitada ou fornecimento de bens ou serviços.