:

Qual a origem da desigualdade de gênero?

Índice:

  1. Qual a origem da desigualdade de gênero?
  2. Qual a diferença entre igualdade e equidade no SUS?
  3. Qual a origem da palavra igualdade?
  4. Qual o princípio da igualdade no Brasil?
  5. Qual a origem da desigualdade no Brasil?
  6. Por que a desigualdade social é um problema?

Qual a origem da desigualdade de gênero?

As mulheres ficaram sob o domínio de homens, e os espaços públicos relativos ao comércio, às empresas, à política e às ciências foram dominados quase que exclusivamente por eles até o século XX. Aí está a gênese da desigualdade de gênero.

Qual a diferença entre igualdade e equidade no SUS?

Igualdade significaria a distribuição homogênea, a cada pessoa uma mesma quantidade de bens ou serviços. Eqüidade, por sua vez, levaria em consideração que as pessoas são diferentes, têm necessidades diversas.

Qual a origem da palavra igualdade?

  • Etimologicamente, a palavra igualdade tem origem do latim aequalitas, que quer dizer "aquilo que é igual", "semelhante". Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que foram exigidos pela população da França durante a Revolução Francesa. Esta frase viria a sintetizar toda a natureza da revolução e do espírito do novo cidadão francês.

Qual o princípio da igualdade no Brasil?

  • A Igualdade no Brasil é prevista no artigo 5 o da Constituição Federal, chamado de Princípio da Igualdade e que diz que todos são iguais perante a lei.

Qual a origem da desigualdade no Brasil?

  • Para historiadores, a desigualdade no Brasil é herança do período colonial e se deve a fatores como a influência ibérica, os padrões e posses de latifúndiose a escravidão. Todos esses fatores colaboraram para a formação de uma sociedade muito desigual nos quesitos social e econômico.

Por que a desigualdade social é um problema?

  • A isso, somam-se ainda oportunidades de trabalho e acesso a cultura e lazer. A desigualdade social é um problema histórico e estrutural, herança do nosso período colonial e que funciona como um ciclo que se alimenta com o passar dos anos, sustentado pela má distribuição de renda.