O que é filtração glomerular e onde ocorre?
Índice:
- O que é filtração glomerular e onde ocorre?
- Quais são os fatores que determinam a filtração glomerular?
- O que são cálculos renais e como podemos tratar essa patologia?
- Como funciona o nefron?
- Qual a função da filtração glomerular?
- Quais são as forças que promovem a filtração glomerular?
- Quais os fatores que favorecem e os que dificultam a filtração glomerular?
- Em quais locais esses cálculos renais podem estar alojados dentro do rim?
O que é filtração glomerular e onde ocorre?
É na cápsula glomerular que ocorre a filtração glomerular, que consiste no extravasamento de parte do plasma sanguíneo do glomérulo renal para a cápsula glomerular. ... O processo em que há o retorno ao sangue das substâncias úteis ao organismo presentes no filtrado é chamado reabsorção renal e ocorre nos túbulos renais.
Quais são os fatores que determinam a filtração glomerular?
Dentre as variáveis que influenciam de forma significativa na taxa de filtração glomerular, podem ser destacadas: a pressão coloidosmótica dos capilares glomerulares, pressão hidrostática glomerular, resposta miogênica e feedback túbulo glomerular.
O que são cálculos renais e como podemos tratar essa patologia?
Os cálculos renais formam-se no rim e são geralmente expelidos do corpo na urina. Os cálculos de pequena dimensão podem passar pelo trato urinário sem causar sintomas. No entanto, quando um cálculo cresce mais do que 5 mm pode causar o bloqueio da uretra, provocando dor intensa na parte inferior e posterior do abdómen.
Como funciona o nefron?
Basicamente, a função do néfron consiste em limpar o plasma sanguíneo das substâncias que não podem permanecer no organismo, sendo que ao passo que o líquido resultante da filtração glomerular passa pelos túbulos contorcidos, substâncias úteis ao organismo (água e grande parte dos eletrólitos), são reabsorvidas ...
Qual a função da filtração glomerular?
INTRODUÇÃO. A taxa de filtração glomerular (TFG) é a medida da depuração de uma substância que é filtrada livremente pelos glomérulos e não sofre reabsorção ou secreção tubular, por isso é comumente usada como a medida padrão da avaliação da função renal.
Quais são as forças que promovem a filtração glomerular?
A Filtração Glomerular Balanço das forças hidrostáticas e coloidosmóticas, atuando através da membrana capilar. Coeficiente de filtração capilar (Kf), o produto da permeabilidade e da área de superfície de filtração dos capilares.
Quais os fatores que favorecem e os que dificultam a filtração glomerular?
Os efeitos combinados da pressão hidrostática com a pressão osmótica coloidal favorecem a filtração no início do glomérulo (ao redor de 60-28 mm Hg ou 32 mm Hg) e a reabsorção no final do glomérulo (ao redor de 15-36 mm Hg ou -2 mm Hg).
Em quais locais esses cálculos renais podem estar alojados dentro do rim?
Os cálculos no trato urinário começam a se formar dentro de um rim e podem aumentar de tamanho no ureter ou na bexiga. Conforme a localização de um cálculo, este pode ser denominado cálculo renal, ureteral ou vesical. O processo de formação do cálculo é denominado urolitíase, litíase renal ou nefrolitíase.