:

O que é fragmentos de endométrio?

Índice:

  1. O que é fragmentos de endométrio?
  2. O que é fragmentos irregulares no útero?
  3. O que é estroma endometrial?
  4. Qual a diferença de histeroscopia e curetagem?
  5. O que é o endométrio para que serve?
  6. O que significa fragmentos irregulares de tecido acastanhado?
  7. Qual a origem do endométrio?
  8. Será que a endometriose é uma enfermidade?
  9. Qual a etiologia do sangramento endometrial?
  10. Qual a porção mais profunda do endométrio?

O que é fragmentos de endométrio?

Fragmento de mucosa do tipo endocervical, em parte revestida por epitélio estratificado pavimentoso, com leve a moderado infiltrado linfo-histioplasmocitário no córion, sem atipias importantes. o que significa?

O que é fragmentos irregulares no útero?

Macroscopia: múltiplos fragmentos irregulares de tecido esbranquiçado recebidos de permeio com coágulos sangüíneos e tecido róseo mole. A metaplasia óssea do endométrio é uma condição rara e pode ser explicada por uma neoformação no endométrio, com deposição de sais de cálcio.

O que é estroma endometrial?

As células vindas do endométrio incluem as células epiteliais e células estromais (que são as que formam o tecido de sustentação do epitélio). Células endometriais descamadas espontaneamente podem ser de origem epitelial ou estromal.

Qual a diferença de histeroscopia e curetagem?

A histeroscopia é menos agressiva que a curetagem. O exame pode ser feito no consultório, não requer anestesia, é praticamente indolor e não causa perda de sangue. O ginecologista tem visão direta de dentro do útero.

O que é o endométrio para que serve?

O endométrio é o tecido que reveste internamente o útero e a sua espessura varia ao longo do ciclo menstrual de acordo com a variação da concentração de hormônios na corrente sanguínea.

O que significa fragmentos irregulares de tecido acastanhado?

Trata-se de uma lesão de mucosa de características pré malignas, ou seja, caso não retirada poderia evoluir para um tumor maligno.

Qual a origem do endométrio?

  • 2. EMBRIOLOGIA, HISTOLOGIA E FISIOLOGIA DO ENDOMÉTRIO O endométrio é o tecido que reveste a cavidade uterina e deriva do epitélio celômico dos canais de Müller e do mesenquima adjacente, que dá origem ao estroma.

Será que a endometriose é uma enfermidade?

  • Conceituando, poderemos dizer que “endometriose é a enfermidade causada pela existência de endométrio em localizações diversas à da cavidade uterina”. Como, a cada menstruação, o endométrio se descama “como a casca de uma árvore”, ocorre o sangramento menstrual também nas áreas de endométrio implantado fora do útero.

Qual a etiologia do sangramento endometrial?

  • Etiologia de sangramento endometrial: Etiologia de sangramento endometrial: Endométrio com distúrbio de proliferação. Glândulas pequenas e inativas: Estroma denso focalmente decidualizado, sugestivo de ação de progestágeno. Recomenda-se correlação clínica e medicamentosa.

Qual a porção mais profunda do endométrio?

  • Ao término da menstruação as camadas mais externas do endométrio saem junto com o sangue menstrual, ficando a porção mais profunda.