:

O que é crase exemplo?

Índice:

  1. O que é crase exemplo?
  2. Quando se usa a com crase?
  3. Qual a origem da palavra crase?
  4. Onde ocorre a crase?
  5. Como saber se a crase?
  6. Quando não usar crase exemplos?
  7. Tem ou não tem crase?
  8. Como é o nome da crase?
  9. Como é que ocorre a crase?
  10. Quais os principais casos em que ocorre a crase?
  11. Qual a origem da palavra crase?
  12. Qual a crase na língua portuguesa?
  13. Como aprender a usar a crase?
  14. Como fazer o uso correto da crase?

O que é crase exemplo?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Quando se usa a com crase?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Qual a origem da palavra crase?

A origem da crase vem da Grécia: a palavra significa mistura ou fusão. Dessa forma, você já pode imaginar todo o conceito por trás dessa regra gramatical. Na língua portuguesa, o “acento agudo invertido”, como alguns gostam de chamar, indica a junção de duas vogais idênticas.

Onde ocorre a crase?

A "Crase" ocorre quando há a fusão da preposição a com: 1) o artigo feminino definido a (ou as): Fomos à cidade e assistimos às festas.

Como saber se a crase?

Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.

Quando não usar crase exemplos?

1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): Aquela loja não vende a prazo. Aos sábados, costumo andar a cavalo na fazenda. 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Tem ou não tem crase?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Como é o nome da crase?

O termo crase significa fusão, junção. Em português, a crase é o nome que se dá à contração da preposição "a" com: artigo feminino "a" ou "as"; o "a" dos pronomes "aquele"(s), "aquela"(s), "aquilo", "aqueloutro"(s) e "aqueloutra"(s);

Como é que ocorre a crase?

A palavra crase tem origem na Grécia e significa mistura ou fusão. Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes.

Quais os principais casos em que ocorre a crase?

Casos em que a crase sempre ocorre

à tardeàs ocultasà medida que
à noiteàs clarasà força
à vontadeà beçaà escuta
às avessasà reveliaà imitação de
à esquerdaàs turrasà chave

Qual a origem da palavra crase?

  • Você sabe o que é crase? A palavra crase tem origem na Grécia e significa mistura ou fusão. Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes.

Qual a crase na língua portuguesa?

  • Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes. Sempre que houver a fusão desses elementos, o fenômeno será indicado através da presença do acento grave, também chamado de acento indicador de crase.

Como aprender a usar a crase?

  • Aprender a usar a crase, portanto, consiste em aprender a verificar a ocorrência simultânea de uma preposição e um artigo ou pronome. Observe: Vou a a igreja.

Como fazer o uso correto da crase?

  • Em situações como as descritas acima, deve-se então fazer o uso da crase, colocando o acento grave na letra “ à ”, caracterizando assim o uso desta. Fui à França no mês passado. Já fomos àquela praça quando crianças. Para aprender a fazer o emprego correto da crase, é necessário observar algumas regras de seu uso.