O que significa presença de hemácias em alvo?
Índice:
- O que significa presença de hemácias em alvo?
- O que é Poiquilocitose com hemácias em alvo?
- O que significa presença de hemácias?
- Quais são os tipos de hemácias?
- Qual a causa dessa alteração das hemácias?
- Como ocorre a formação de hemácias?
- Quais são os artefatos que ocorrem nas hemácias?
O que significa presença de hemácias em alvo?
Sinônimo de hemácias em alvo. A hemácia apresenta dupla biconcavidade de tal maneira que, quando projetada em um plano, a hemoglobina é visualizada em uma pequena faixa periférica e, geralmente, na parte central, o que lhe dá o aspecto “em alvo”.
O que é Poiquilocitose com hemácias em alvo?
Poiquilocitose é um termo que pode aparecer no hemograma e que significa aumento no número de poiquilócitos circulantes no sangue, que são hemácias que possuem formato anormal. As hemácias possuem formato arrendondado, são achatadas e possuem uma região central mais clara no centro devido à distribuição de hemoglobina.
O que significa presença de hemácias?
A presença de hemácias na urina é conhecida como hematúria e está normalmente associada a problema nos rins, no entanto também pode ser consequência da realização de atividade física muito intensa, apesar de isso ser raro, ou devido ao período menstrual, por exemplo.
Quais são os tipos de hemácias?
- Eliptócitos, em que as hemácias possuem um formato oval; Drepanócitos, que são as hemácias em forma de foice e que aparecem principalmente na anemia falciforme; Estomatócitos, que são hemácias que possuem uma área estreita no centro, semelhante a uma boca; Esquizócitos, em que as hemácias apresentam formato indefinido.
Qual a causa dessa alteração das hemácias?
- Essa alteração das hemácias é consequência de doenças que atingem principalmente a medula óssea, como no caso da mielofibrose, mas também pode ser devido a alterações genéticas ou relacionadas com o baço.
Como ocorre a formação de hemácias?
- A formação de hemácias é denominada eritropoiese. Este processo é dinâmico e envolve os processos de mitose, síntese de DNA e hemoglobina, incorporação do ferro, perda de núcleo, organelos e resulta na produção de glóbulo vermelho sem núcleo e com reservas energéticas.
Quais são os artefatos que ocorrem nas hemácias?
- Outros artefatos que ocorrem são a presença de precipitados de corante tanto sobre as hemácias como em torno destas, que não devem ser confundidos com hemoparasitos ou inclusões citoplasmáticas. Praticamente todos os artefatos são evitados com a realização adequada das técnicas de coloração.