:

O que é deficiência de vitamina K?

Índice:

  1. O que é deficiência de vitamina K?
  2. O que significa hemorrágica Vit K?
  3. O que é vitamina K em RN?
  4. Para que serve a vitamina K no bebê?
  5. Qual a doença causada pela falta de vitamina K?
  6. Qual a via de administração da vitamina K?
  7. Como administrar vitamina K em RN?
  8. Onde aplicar vitamina K em RN?

O que é deficiência de vitamina K?

A deficiência de vitamina K diminui os níveis de protrombina e outros fatores de coagulação dependentes de vitamina K, causando coagulação defeituosa e, potencialmente, sangramento. No mundo todo, a deficiência de vitamina K pode causar morbidade e mortalidade infantil.

O que significa hemorrágica Vit K?

A doença hemorrágica do recém-nascido (HDN) é causada por uma deficiência de vitamina K no bebê que acabou de nascer. Esse problema pode levar o bebê a ter um sangramento que coloca em risco sua vida no período que vai das primeiras horas depois do nascimento até alguns meses.

O que é vitamina K em RN?

A vitamina K é amplamente utilizada, logo após o nascimento, para a prevenção da doença hemorrágica do recém-nascido (DHRN). Atualmente, tem surgido muitas dúvidas por parte dos pais sobre a importância do recém-nascido (RN) receber ou não a vitamina K.

Para que serve a vitamina K no bebê?

É a aplicação de Vitamina K (Fitomenadiona) por via intramuscular no recém-nascido (RN). Prevenir a doença hemorrágica do RN. A vitamina K é um co-fator necessário para a ativação de um ativador da síntese dos fatores II, VII, IX e X.

Qual a doença causada pela falta de vitamina K?

O principal sintoma da deficiência de vitamina K é o sangramento (hemorragia) sob a pele (que causa manchas negras), nasal, de uma ferida, do estômago ou do intestino. O sangramento no estômago, às vezes, provoca vômitos com sangue. É possível ver sangue na urina ou nas fezes, ou as fezes podem ter uma cor negra.

Qual a via de administração da vitamina K?

Sempre que possível Vita K deve ser administrado por via subcutânea (debaixo da pele) ou intramuscular. Quando a administração endovenosa é inevitável, a droga deve ser injetada vagarosamente, não excedendo 1 mg por minuto.

Como administrar vitamina K em RN?

A melhor prática recomendada em parece ser de uma dose única intramuscular de vitamina K em todos os recém-nascidos nas primeiras 6 horas de vida. A dose recomendada para crianças que pesam mais de 1500g é de 1 mg e metade da dose, 0.5mg, para lactentes com peso menor ou igual a 1500g.

Onde aplicar vitamina K em RN?

Cuidados de enfermagem ao RN. A administração de 1 miligrama de vitamina K por via intramuscular é indicada para a prevenção de sangramento por deficiência da vitamina K (BRASIL, 2011; ORSHAN, 2010; HOCKENBERRY, 2006). A via de escolha é a intramuscular, na região vasto lateral da coxa - face anterolateral da coxa.