:

O que é o acetábulo?

Índice:

  1. O que é o acetábulo?
  2. O que é fratura do acetábulo?
  3. Qual a função do acetábulo?
  4. O que é acetábulo no corpo humano?
  5. Quais ossos formam o acetábulo qual a sua importância?
  6. Como se chama a parte do fêmur que se encaixa no acetábulo?
  7. O que é tratamento conservador de fratura?
  8. Quanto tempo demora para colar o osso da bacia?
  9. Qual a função do labrum do quadril?
  10. Qual tratamento para impacto Femoroacetabular?
  11. Qual é a cavidade do acetábulo?
  12. Quais são as fraturas do acetábulo?
  13. Qual a abordagem de um paciente com fratura de acetábulo?
  14. Quais alterações afetam a lesão do lábio acetabular?

O que é o acetábulo?

Significado de Acetábulo substantivo masculino [Anatomia] Cavidade articulatória do osso ilíaco que recebe a cabeça do fêmur.

O que é fratura do acetábulo?

A fratura do acetábulo é uma lesão grave da articulação e, portanto, na maioria dos casos a redução cirúrgica e a osteossíntese sãõ mandatórias para se obter bons resultados.

Qual a função do acetábulo?

O acetábulo é dividido entre as partes do quadril, não pertencendo totalmente a nenhum deles. Uma de suas principais funções além da sustentação é proteger o sistema reprodutor e o sistema digestivo inferiormente.

O que é acetábulo no corpo humano?

O acetábulo, ou cavidade cotiloideia (em latim: Acetabulum) é uma depressão na pelve, formando uma superfície côncava. A cabeça do fémur articula-se com a pelve no acetábulo, constituindo a articulação coxo-femural, vulgarmente conhecida como anca em Portugal, ou como quadril no Brasil.

Quais ossos formam o acetábulo qual a sua importância?

Formam o acetábulo o corpo do ílio, corpo do ísquio e o ramo superior do púbis. A cabeça do fêmur encaixa na fossa do acetábulo.

Como se chama a parte do fêmur que se encaixa no acetábulo?

A esfera é a parte arredondada de cima do fêmur (cabeça femoral) e a taça na qual ela se encaixa é o acetábulo (de acetabulum – do latim).

O que é tratamento conservador de fratura?

O tratamento conservador da fratura pode ser feito através da: Redução da fratura, que consiste no reposicionamento ósseo feito pelo médico ortopedista; Imobilização, que consiste em colocar o gesso ou tala gessada com esparadrapo na região da fratura.

Quanto tempo demora para colar o osso da bacia?

O tempo de seguimento variou de quatro a 27 meses, sendo o tempo médio de 16,17 meses (um ano e cinco meses).

Qual a função do labrum do quadril?

O labrum tem como principais funções fisiológicas: 1) conter a cabeça femoral durante o desenvolvimento acetabular; 2) estabilizar a articulação coxofemoral através do aumento da superfície acetabular.

Qual tratamento para impacto Femoroacetabular?

O tratamento cirúrgico do impacto femoroacetabular é baseado na melhora da amplitude do movimento, aliviando o impacto do fêmur sobre o rebordo do acetábulo. A técnica cirúrgica consiste no remodelamento do fêmur proximal, osteoplastia ou reorientação da sobrecobertura acetabular, além do reparo labral.

Qual é a cavidade do acetábulo?

  • O acetábulo é a superfície côncava da articulação. Essa cavidade é revestida com uma fibrocartilagem chamada de lábio ou labrum do acetábulo que circunda toda a região e assim como no ombro, serve para aprofundar a depressão do acetábulo aumentando sua estabilidade.

Quais são as fraturas do acetábulo?

  • Na grande maioria, as fraturas do acetábulo são graves, principalmente por estarem associadas a traumas de alta energia, como acidentes motociclistico ou quedas de grandes alturas. Este tipo de fratura também pode ocorrer nos idosos devido a uma queda simples e pela qualidade óssea deficiente, porém os pacientes jovens são os mais acometidos.

Qual a abordagem de um paciente com fratura de acetábulo?

  • A abordagem de um paciente com fratura de acetábulo deve ser multidiciplinar e após a estabilização clinica e hemodinâmica do paciente deve-se concentrar no tipo de fratura e no seu tratamento de escolha.

Quais alterações afetam a lesão do lábio acetabular?

  • Algumas alterações estruturais favorecem o desenvolvimento de uma Lesão do Lábio Acetabular. O Impacto Fêmoro-Acetabular, frouxidão ligamentar, a presença de má-formações ósseas (displasia), anteversão do colo femoral, epifiólise femoral, dentre outras. Ruptura em Fibrilação Radial: Degeneração da margem livre, associada com artrose do quadril;