O que é hiperplasia nodular focal?
Índice:
- O que é hiperplasia nodular focal?
- Quais os sintomas da hiperplasia nodular focal?
- O que são lesões focais no fígado?
- Quem tem hiperplasia nodular focal pode tomar anticoncepcional?
- O que é hiperplasia nodular da tireóide?
- O que são lesões focais?
- O que pode causar rompimento no fígado?
- Como desenvolver a hiperplasia nodular do fígado?
- Quais são os sintomas da hiperplasia nodular focal?
- Qual o diâmetro da hiperplasia focal?
- Qual a causa da hiperplasia nodular regenerativa?
O que é hiperplasia nodular focal?
Hiperplasia nodular focal (HNF) é o segundo mais comum tumor hepático benigno, depois do hemangioma, e corresponde a 8% de todos os tumores hepáticos primários(1).
Quais os sintomas da hiperplasia nodular focal?
A HNF raramente apresenta sintomas a maioria é descoberta acidentalmente por exames de imagem ou achado intra-operatório. Raramente podem apresentar hemorragia, rotura ou infarto. Sintomas de compressão de órgãos adjacentes podem ser vistos em casos de lesões de grandes dimensões.
O que são lesões focais no fígado?
Lesão hepática focal pode ser um nódulo ou um tumor benigno ou maligno em uma área de fígado normal no meio de um fígado com gordura. Portanto, pode ser uma área de tecido normal em um paciente que tem fígado gorduroso.
Quem tem hiperplasia nodular focal pode tomar anticoncepcional?
A hiperplasia nodular focal é um tumor benigno sem maiores consequências e está sim relavionado ao uso de anticoncepcionais. Não vejo problema em continuar o uso, porém você deve acompanhar o crescimento do nódulo, se ele crescer deve parar o anticoncepcional.
O que é hiperplasia nodular da tireóide?
A hiperplasia nodular da tireóide é caracterizada por um aumento nodular evidente da glândula com transformação estrutural e/ou funcional desta. A princípio não há hipertireoidismo ou hipotireoidismo associados – o problema é inicialmente anatômico.
O que são lesões focais?
A lesão focal, por contusão ou laceração, refere-se aos danos decorrentes do impacto em um local específico do cérebro. Em caso de golpe intenso, há lesão concomitante em um ponto ao do impacto, o que é denominado lesão por contragolpe.
O que pode causar rompimento no fígado?
Ruptura espontânea do fígado Ainda são causas, o cisto hidático, a amiloidose hepática, eclâmpsia, esteatose hepática aguda e síndrome HELLP, assim como vasculites e doenças do tecido conjuntivo (lúpus eritematoso sistêmico e síndrome de Ehlers-Danlos).
Como desenvolver a hiperplasia nodular do fígado?
- Muito raramente desenvolvem complicações como hiperplasia nodular do fígado, uma icterícia, sangramento a partir do tumor e malignidade. gastroenterologista normalmente revela sinais não específicos da doença, os sintomas de dispepsia, síndrome de dor de baixa intensidade.
Quais são os sintomas da hiperplasia nodular focal?
- A icterícia obstrutiva e a cólica biliar são sintomas pouco frequentes. Os sintomas da hiperplasia nodular focal são bem raros, mas quando surgem costumam ser identificados pela dor epigástrica, tumefacção abdominal palpável e hemorragia (sintoma agudo).
Qual o diâmetro da hiperplasia focal?
- A hiperplasia nodular focal tem geralmente cerca de 5 cm de diâmetro, podendo, embora raramente, alcançar mais de 15 cm de diâmetro. Geralmente, este tumor é assintomático, sendo, na maior parte dos casos, encontrado acidentalmente em exames de imagem.
Qual a causa da hiperplasia nodular regenerativa?
- A hiperplasia nodular regenerativa já foi associada ao uso contínuo de corticosteroides e contraceptivos orais, artrite reumatoide, mieloma, diabetes mellitus, endocardite bacteriana subaguda e síndrome de Felty, ainda que a causa não esteja clara.