:

Qual o objetivo de textos instrucionais?

Índice:

  1. Qual o objetivo de textos instrucionais?
  2. O que é um género instrucional?
  3. Qual habilidade para leitura e interpretação de texto?
  4. O que a BNCC fala sobre leitura?
  5. O que é o gênero texto instrucional?
  6. Como compreender o que é um cordel?
  7. Quais são as estrofes da literatura de cordel?
  8. Quais são as aulas de cordel?
  9. Qual a forma de apresentação da literatura de cordel?

Qual o objetivo de textos instrucionais?

Pois bem, tal modalidade está relacionada à grande diversidade de gêneros textuais com os quais compartilhamos cotidianamente, os chamados textos instrucionais. Quanto à finalidade presente no discurso, eles têm por objetivo instruir o leitor acerca de um determinado procedimento.

O que é um género instrucional?

O texto instrucional é um gênero textual que tem como principal característica a informação. Ou seja, este texto nada mais é que um texto que passa informações de modo que instrua o leitor a fazer algo. Por exemplo, uma receita, montar um móvel, manusear ou usar um eletrodoméstico.

Qual habilidade para leitura e interpretação de texto?

As habilidades necessárias para você lidar com a leitura e interpretação de textos traduzem-se em um conjunto de operações como: observar, analisar, relacionar, concluir e comparar, entre outras.

O que a BNCC fala sobre leitura?

O eixo Leitura, segundo a BNCC, tem seu foco voltado para o desenvolvimento de habilidades de compreensão e interpretação da leitura, interpretação de textos verbais e ainda identificação de gêneros textuais que são compreendidas como competências específicas da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.

O que é o gênero texto instrucional?

São aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. É o tipo de texto que leva o leitor a mais que uma simples informação. Instrui o leitor!

Como compreender o que é um cordel?

  • As crianças compreenderam o que é um cordel? Avalie oralmente pedindo às crianças que façam considerações sobre o tema. Peça a cada criança que leia um trecho do cordel na “Atividade 2” e observe se houve uma melhora na fluência, na entonação, se demonstra que compreende que um cordel tem uma forma diferenciada de ser lida.

Quais são as estrofes da literatura de cordel?

  • As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores da literatura de cordel são denominados "cordelistas" e recitam esses versos de forma melodiosa e lenta, acompanhados de viola que eles mesmos tocam, além de fazerem as leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os compradores.

Quais são as aulas de cordel?

  • Ampliação de habilidades de interpretação de textos de Cordel; · Identificação das características centrais da literatura de Cordel; · Levantamento e confirmação de hipóteses relativas ao conteúdo do texto; Quatro a seis aulas de aproximadamente 40 minutos. Crianças que já estejam em fase de consolidação da aprendizagem da base alfabética.

Qual a forma de apresentação da literatura de cordel?

  • Sua forma mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas, e daí surge seu nome. A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos.