:

O que é hermetismo intencional?

Índice:

  1. O que é hermetismo intencional?
  2. O que são princípios herméticos?
  3. Qual a origem do hermetismo?
  4. Qual é o significado do termo hermético?
  5. Quais são os escritos herméticos?
  6. Quais são as principais leis herméticas?

O que é hermetismo intencional?

O hermetismo consiste, de forma sincrética, no estudo e prática da evolução e expansão da consciência humana até à Consciência divina, penetrando assim nos mais profundos mistérios da Criação, o que ficou conhecido como iniciação, iluminação ou senda no Oriente.

O que são princípios herméticos?

As Sete Leis Herméticas. 1 - O Princípio do MENTALISMO: "O todo é Mente; o universo é mental." A primeira e mais importante lei hermética fala basicamente sobre o poder da mente. O universo em que vivemos e tudo o que cremos ser realidade é de natureza mental: a natureza, nossas ações, nossos corpos e todo o resto.

Qual a origem do hermetismo?

  • De acordo com Geza Vermes, o hermetismo era um misticismo helenístico (de origem grega) contemporâneo ao Evangelho de João. Hermes Tresmegisto era “a reencarnação helenizada da divindade egípcia Thoth, a fonte da sabedoria, que se acreditava que pudesse divinazar o homem através do conhecimento (gnose).”

Qual é o significado do termo hermético?

  • O termo Hermético se origina do latim medieval hermeticus, que é derivado do nome do deus grego Hermes. Hermes era o mensageiro dos deuses. O responsável portanto por ligar o Céu à Terra, e era um deus relacionado à ciência, à sabedoria, ao estudo, à medicina.

Quais são os escritos herméticos?

  • Os escritos herméticos são uma coleção de 18 obras Gregas, e as principais são o Corpus Hermeticum e a Tábua de Esmeralda, as quais são tradicionalmente atribuídas a Hermes Trismegisto ("Hermes três vezes grande"). Estes escritos contêm os aspectos teórico e filosófico do Hermetismo em seu aspecto teosófico.

Quais são as principais leis herméticas?

  • As sete principais leis herméticas se baseiam nos princípios incluídos no livro "O Caibalion" que reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas. A palavra Caibalion, na língua hebraica significa tradição ou preceito manifestado por um ente de cima.