:

O que significa B1 residencial monofásico?

Índice:

  1. O que significa B1 residencial monofásico?
  2. Qual a tarifa de luz do Grupo B?
  3. Qual a importância de uma conta de luz?
  4. Qual é o grupo de luz da sua casa ou estabelecimento?
  5. Quais são os itens do Grupo B?

O que significa B1 residencial monofásico?

Dentro do subgrupo B1, aqueles que estão na classe de baixa renda possuem subsídio de até 65% da tarifa, variando em função do consumo total do cliente de acordo com a tabela abaixo.

Qual a tarifa de luz do Grupo B?

  • Nas contas de luz do grupo B, os consumidores são cobrados por duas tarifas: TUSD e TE em R$/kWh, reguladas pela ANEEL. A TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição) tem como finalidade pagar os custos de transmissão e distribuição, já a TE (Tarifa de Energia) os custos de geração.

Qual a importância de uma conta de luz?

  • Mesmo muitos achando algo desnecessário, é de extrema importância que as pessoas entendam sua conta de luz, uma vez que além de conter informações sobre o consumo de energia, ela também possui informações valiosas sobre os serviços prestados pela concessionária e distribuidoras aos consumidores.

Qual é o grupo de luz da sua casa ou estabelecimento?

  • A indicação de qual grupo sua casa ou estabelecimento pertence vem definido na própria conta de luz. O grupo "B" está subdividido em quatro subgrupos: o B1 (residências), B2 (consumidor rural), o B3 (estabelecimentos comerciais e industriais de pequeno porte) e o B4 (iluminação pública).

Quais são os itens do Grupo B?

  • No caso do Grupo B, os itens que também encontramos, além dos já descritos, são: 2 – A modalidade tarifária: monômia, tarifa branca, tarifa especial e tarifa social. 3 – Custo de Disponibilidade: cobrado de todo e qualquer consumidor pertencente do grupo um valor também chamado de “taxa mínima” referente ao custo da disponibilidade do sistema.