O que faz inchar a gengiva?
Índice:
- O que faz inchar a gengiva?
- Qual antibiótico para gengiva inflamada?
- O que fazer com a gengiva inchada?
- O que comer com a gengiva inflamada?
- Qual o melhor remédio para gengiva inflamada?
- O que não pode comer com a gengiva inflamada?
- Qual a coloração da gengiva inchada?
- Como prevenir o inchaço da gengiva?
- Qual é o diagnóstico da gengiva inflamada?
- Qual a causa mais comum para a irritação das gengivas?
O que faz inchar a gengiva?
A origem mais frequente da gengiva inchada é uma inflamação conhecida como gengivite, consequência de uma falha no processo de higienização bucal. Isso significa que a escovação está sendo feita de forma incorreta e o fio dental sendo usado de modo inadequado.
Qual antibiótico para gengiva inflamada?
O tratamento medicamentoso passa pela prescrição de antibióticos (p. ex. a amoxicilina ou a minociclina, entre outros) e /ou anti-inflamatórios (p.ex. o ibuprofeno ou o nimesulide, entre muitos outros).
O que fazer com a gengiva inchada?
Como tratar gengiva inchada?
- Lavagem bucal com água morna misturada com vinagre e sal;
- Escovar os dentes antes de dormir e depois das refeições e usar o fio dental;
- Ingestão de alimentos ricos em vitamina C, já que a mesma fortalece a gengiva;
O que comer com a gengiva inflamada?
A vitamina C aumenta a imunidade, além de ser um antioxidante poderoso que deixa as gengivas fortes e saudáveis. Acerola, goiaba, morango, couve, tomate, cenoura, batata e ervilha são alguns exemplos à sua escolha.
Qual o melhor remédio para gengiva inflamada?
AD-MUC é uma pomada que possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, auxiliando no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.
O que não pode comer com a gengiva inflamada?
Comer balas, doces e outros alimentos com açúcar Se bebidas açucaradas não fazem bem aos dentes, a mesma regra vale na hora da alimentação. Por isso, é importante não exagerar no consumo de alimentos cariogênicos, como balas, bolos, pães e massas.
Qual a coloração da gengiva inchada?
- Assim, ao sentir qualquer inchaço, a primeira coisa a observar deve ser a coloração da mucosa (o tecido úmido que reveste toda a boca): ela tende a mudar de tom e se tornar avermelhada, sinalizando inflamação. A gengiva inchada, também chamada de edema gengival, poderá, ainda, vir acompanhada dessas características:
Como prevenir o inchaço da gengiva?
- Como a causa mais frequente do inchaço da gengiva é a falta de higiene bucal, a solução começa com orientações personalizadas de higiene, seguidas de limpeza profissional (raspagem, alisamento e polimento). De acordo com o nível do inchaço, essa prática será suficiente.
Qual é o diagnóstico da gengiva inflamada?
- Diminuição do fluxo de saliva. O diagnóstico da gengiva inflamada é feito principalmente através do exame clínico: o aspecto da gengiva mostra ao dentista que há uma inflamação. Anamnese pode indicar as possíveis causas e, dependendo da suspeita, o dentista pode pedir exames de sangue ou encaminhar o paciente ao medico
Qual a causa mais comum para a irritação das gengivas?
- A causa mais comum para a irritação das gengivas é a falta de hábitos frequentes com a higiene bucal. A escovação de forma incorreta também pode piorar nesse caso.