:

O que é a doença gangrena gasosa?

Índice:

  1. O que é a doença gangrena gasosa?
  2. Como podemos classificar gangrena?
  3. Qual a origem da gangrena?
  4. Por que a gangrena pode ser infectada?
  5. Quais as pessoas mais propensas a desenvolver gangrena?
  6. Quais medicamentos podem ser utilizados para tratar a gangrena?

O que é a doença gangrena gasosa?

Sabe-se que a gangrena gasosa é uma complicação séptica de ferimentos com oxigenação precária (baixo potencial de oxiredução local) e condições de anaerobiose capazes de permitir a franca multiplicação de germes do gênero Clostridium, os quais passam a elaborar toxinas hemolíticas e necrotizantes.

Como podemos classificar gangrena?

A gangrena significa essencialmente a morte dos tecidos devido à falta do fluxo sanguíneo e da invasão de uns tecidos mais profundos com infecção. A gangrena pode amplamente ser classificada em dois tipos - secos e na gangrena molhada. Há diversos outros tipos de gangrena que são mais raros.

Qual a origem da gangrena?

  • Gangrena é a morte de um tecido do corpo devido à insuficiência de irrigação sanguínea em uma determinada região ou à uma infecção bacteriana. A doença é mais comum nas extremidades do corpo, incluindo pés, dedos, braços e pernas, mas também pode ocorrer em músculos e órgãos internos.

Por que a gangrena pode ser infectada?

  • Gangrena pode gerar cicatrizes, necessidade de cirurgia reconstrutiva ou até de amputação, caso a região atingida seja grande. Além disso, se a gangrena for infectada por uma bactéria, ela pode se espalhar rapidamente para os outros órgãos do corpo, o que é fatal se não tratada rapidamente.

Quais as pessoas mais propensas a desenvolver gangrena?

  • Além destes, pessoas com as seguintes condições são mais propensas a desenvolver gangrena: 1 Obesidade 2 Cirurgia ou trauma recente 3 Pessoas com imunodeficiência 4 Diabetes mal controlada de longa data 5 tabagismo 6 Tomar muitas medicações anticoagulantes More ...

Quais medicamentos podem ser utilizados para tratar a gangrena?

  • Em casos mais severos, pode ser necessário a amputação do membro. Antibióticos intravenosos podem ser utilizados para tratar a gangrena infectada. Oxigenoterapia hiperbárica pode ser utilizada para o tratamento de gangrena em conjunto com a cirurgia e os antibióticos.