O que é glutão na Bíblia?
Índice:
- O que é glutão na Bíblia?
- Quando a gula se torna pecado?
- Onde na Bíblia fala do pecado da gula?
- Quando é considerado gula?
- Qual é o significado da palavra glutão?
- Qual o significado da palavra Glutonaria?
- Quais são os males da Glutonaria?
O que é glutão na Bíblia?
Glutonaria é a qualidade de glutão, alguém que tem gula é o indivíduo que com com voracidade; avidez. ... Na Roma antiga, os romanos eram glutões inveterados. Ficaram famosos na história pelos requintados banquetes, nos quais comiam até não agüentar mais.
Quando a gula se torna pecado?
O pecado da gula – Gastrimargia – consiste no excesso do comer e beber. Ensina padre Paulo Ricardo, no seu livro “Um Olhar Que Cura”, a própria origem etimológica da palavra […], que nos ajuda a compreender melhor esse pecado. A primeira parte – gastri – não é difícil de intuir, pois diz respeito ao estômago.
Onde na Bíblia fala do pecado da gula?
1 Coríntios 6:12 “Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine. Deus nos abençoou com uma terra farta de alimentos e nos deu prazer na alimentação, por isso devemos buscar um equilíbrio para manter nosso corpo saudável.
Quando é considerado gula?
Gula é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida ou drogas.
Qual é o significado da palavra glutão?
- Em ambos os textos, a palavra glutão traduz o grego phagos que significa “homem voraz”. Paulo, escrevendo a Tito, citou um poema do poeta cretense do século 6 a.C. Epimênides, para caracterizar o perfil dos falsos mestres que estavam agindo em Creta, onde estes são descritos como “mentirosos, bestas ruins e ventres preguiçosos” (Tt 1:12).
Qual o significado da palavra Glutonaria?
- Em algumas passagens bíblicas, a palavra glutonaria é utilizada para traduzir termos originais. Assim, o significado de glutonaria na Bíblia poderá ser melhor compreendido com base no contexto em que aparece.
Quais são os males da Glutonaria?
- A ambição, o egoísmo, a ganância e a libertinagem são males do coração e estão diretamente relacionados à glutonaria. Além desses, a idolatria é outro grave pecado também associado à gula. Isso se dá porque a comida passa a exercer tal controle, domínio e satisfação sobre o glutão que ele passa a adorá-la, literalmente.