:

O que é ADM na fisioterapia?

Índice:

  1. O que é ADM na fisioterapia?
  2. O que fazer para aumentar a ADM?
  3. Quais são os fatores que podem contribuir para o aumento de amplitude de movimento?
  4. O que é a amplitude de movimento?
  5. O que significa amplitude articular?
  6. Por que não treinar a ADM?
  7. Quais são os tipos de exercícios de ADM?
  8. Qual o tipo de ADM ativa?
  9. Como funciona o fisioterapeuta?

O que é ADM na fisioterapia?

O conjunto de exercícios que visa à avaliação ou normalização da amplitude de movimento (ADM) é uma técnica básica usada para o exame do movimento e para iniciá-lo em um programa de intervenção fisioterapêutica.

O que fazer para aumentar a ADM?

Para aumentar a amplitude de movimento, o terapeuta deve mover uma articulação afetada além do ponto da dor, mas o movimento não deve provocar dor residual (dor que continua uma vez interrompido o movimento). Um alongamento moderado e progressivo é muito mais eficaz do que um alongamento momentâneo e forçado.

Quais são os fatores que podem contribuir para o aumento de amplitude de movimento?

Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular. Elementos endógenos como idade, sexo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração, também alteram o nível de flexibilidade das pessoas.

O que é a amplitude de movimento?

Amplitude de movimento é o termo utilizado para descrever o grau de amplitude que uma articulação sinovial consegue atingir. É um parâmetro comumente utilizado na semiologia fisioterapêutica para avaliar funcionalmente um membro ou determinada articulação.

O que significa amplitude articular?

A amplitude de movimento (ADM) é a quantidade de movimento de uma articulação. A posição inicial para se medir a amplitude de movimento de todas as articulações, com exceção do movimento de rotação é a posição anatômica.

Por que não treinar a ADM?

  • Treinar a ADM é ótimo não para recuperação, equilíbrio muscular e prevenção de lesão, mas para ganho de performance, por essa razão atletas também devem fazer. Por mais que os exercícios possam parecer fáceis ou chatos para você que é atleta, por não apresentar nenhuma dificuldade, poderá fazer muita diferença na sua performance.

Quais são os tipos de exercícios de ADM?

  • Tipos de exercícios de ADM ADM Passiva (ADMP): Movimento produzido inteiramente por força externa (Gravidade, Mecânica, do fisioterapeuta, ou do próprio paciente). ADM Ativa (ADMA): Movimento produzido por contração ativa dos musculos que cruzam a articulação.

Qual o tipo de ADM ativa?

  • ADM ativa: É o movimento de um segmento dentro da ADM livre produzido pela contração ativa dos músculos que cruzam aquela articulação. ADM ativo-assistida: É um tipo de exercício de ADM ativo no qual uma força externa manual ou mecânica oferece assistência quando os músculos mobilizadores primários precisam de ajuda para completar o movimento.

Como funciona o fisioterapeuta?

  • O fisioterapeuta realiza as movimentações no corpo do paciente, ou seja, o paciente não ajuda ativamente. Geralmente, é utilizado em pacientes impossibilitados de se movimentar, seja por terem sido submetidos a cirurgias ou por apresentarem inflamações ou hipotrofias musculares agudas.