:

O que é um frete normal?

Índice:

  1. O que é um frete normal?
  2. Quem paga o frete eu ou o cliente?
  3. Quem paga o frete o vendedor ou comprador?
  4. Qual é o preço de frete?
  5. Qual a responsabilidade do pagamento do frete?
  6. Quais são as siglas do frete?
  7. Qual a diferença entre frete e mercadoria?

O que é um frete normal?

O frete normal é a modalidade mais comum. A transportadora recolhe o produto no remetente e entrega para o destinatário. Não há nenhuma empresa ou fornecedor envolvido no meio desta operação.

Quem paga o frete eu ou o cliente?

A lei é clara. Todo o custo é pago pelo lojista. O cliente recebe o valor integralmente, tanto do produto quanto do frete.

Quem paga o frete o vendedor ou comprador?

Existe a possibilidade de o fornecedor acionar a transportadora, mas, ainda assim, é o cliente quem tem o dever de gerenciar todo o processo e se responsabilizar pelo pagamento do frete no momento em que os produtos são recebidos no local acordado previamente.

Qual é o preço de frete?

  • O preço de frete é o valor cobrado na efetivação do serviço de transporte de mercadorias do ponto de venda ou do armazém até a casa do consumidor final e também a coleta dos produtos. Ou seja, o preço de frete envolve três operações que são coleta, transporte e entrega ao destinatário.

Qual a responsabilidade do pagamento do frete?

  • No frete CIF, como a responsabilidade do pagamento é da empresa que fornece o produto, o pagamento é feito na origem do transporte, ou seja, na coleta dos materiais. Nesse caso, o custo do frete, do seguro do transporte e o valor das mercadorias já estão inclusos no preço de venda que é passado para os clientes.

Quais são as siglas do frete?

  • Estas siglas são utilizadas para distinguir dentre comprador e fornecedor quem arca com os custos do frete, ou seja, quem suporta os custos e riscos do transporte. FOB e CIF são as abreviações das expressões inglesas Free On Board (FOB) e Cost, Insurance and Freight (CIF).

Qual a diferença entre frete e mercadoria?

  • Esta modalidade é prevalecente no e-commerce, por exemplo, onde o cliente final paga pela mercadoria e pelo frete de uma só vez. As diferenças entre fretes CIF e FOB também estão relacionadas a quem será a parte responsável por realizar o pagamento.