:

Como ocorre a insuficiência renal?

Índice:

  1. Como ocorre a insuficiência renal?
  2. O que pode causar insuficiência renal aguda?
  3. O que pode causar uma lesão nos rins?
  4. Quais são as principais funções renais?
  5. Qual a causa do seu problema renal?
  6. Qual a importância da creatinina na função renal?
  7. Qual a cura para a doença renal crônica?

Como ocorre a insuficiência renal?

A insuficiência renal ocorre quando os rins não são capazes de filtrar devidamente os resíduos metabólicos do sangue. A insuficiência renal tem muitas causas possíveis. Algumas levam a uma rápida diminuição da função renal (lesão renal aguda, também chamada insuficiência renal aguda).

O que pode causar insuficiência renal aguda?

Insuficiência renal aguda: ocorre quando há alguma lesão nos rins provocando rápida queda nas suas funções. Principais causas: – choque circulatório; – sepse (infecção generalizada);

O que pode causar uma lesão nos rins?

A lesão renal aguda é uma diminuição rápida (em dias ou semanas) da capacidade dos rins de filtrar os resíduos metabólicos do sangue. As causas incluem condições que diminuem o fluxo sanguíneo para os rins, que prejudicam os próprios rins ou que bloqueiam a drenagem da urina dos rins.

Quais são as principais funções renais?

  • Abaixo estão listadas as principais funções renais: Eliminar substâncias tóxicas oriundas do metabolismo, como por exemplo, a ureia e creatinina; Regular a osmolaridade e volume de líquido corporal eliminando o excesso de água do organismo; Excreção de substâncias exógenas como por exemplo medicações e antibióticos;

Qual a causa do seu problema renal?

  • Se você já está no hospital, exames realizados por outros problemas podem encontrar a doença renal. Se você não está no hospital, mas tem sintomas de lesão renal, o médico irá perguntar sobre seus sintomas, quais medicamentos você toma, e quais exames você fez. Seus sintomas podem ajudar a apontar a causa do seu problema renal.

Qual a importância da creatinina na função renal?

  • Essa importante substância encontra-se presente na corrente sanguínea, podendo ser dosada quando se pretende fazer uma avaliação da função renal. Quando os rins trabalham de forma inadequada e a sua capacidade de filtrar o sangue fica afetada, as concentrações de creatinina tendem a ser elevar.

Qual a cura para a doença renal crônica?

  • Não há cura para a doença renal crônica. Quando não tratada, ela normalmente evolui para falência renal terminal, que pode levar à morte. O tratamento durante toda a vida pode ajudar controlar os sintomas da doença renal crônica. Para reduzir o risco de insuficiência renal crônica, siga algumas medidas, como essas: