O que significa fluxos e redes geográficas?
Índice:
- O que significa fluxos e redes geográficas?
- O que são os fluxos geográficos?
- Qual a definição das redes geográficas?
- Qual o poder de difusão das redes geográficas?
- Como é possível usufruir das redes geográficas?
- Qual o papel das redes na configuração do espaço geográfico?
O que significa fluxos e redes geográficas?
Conjunto de informações e análises geográficas sob a ótica das redes que articulam e organizam o território, a partir do levantamento e da sistematização de dados referentes ao fluxo de mercadorias, pessoas, energia e informação.
O que são os fluxos geográficos?
Os fluxos geográficos são definidos como uma agrupação de informações e análises geográficas, feitas desde o ponto de vista das redes que articulam e organizam o território. E dadas pelo levantamento e da sistematização de dados referentes ao fluxo de mercadorias, pessoas, energia e informação.
Qual a definição das redes geográficas?
- Portanto, em uma definição mais abrangente, podemos entender as redes geográficas como um conjunto de locais da superfície terrestre conectados ou interligados entre si. Essas conexões podem ser materiais, digitais e culturais, além de envolver o fluxo de informações, mercadorias, conhecimentos, valores culturais e morais, entre outros.
Qual o poder de difusão das redes geográficas?
- Todavia, o acesso e o poder de difusão dessas redes dependem das diferentes hierarquias nas sociedades, constituídas pelo poder econômico ou político. Assim, quem possui mais recursos ou poder possui uma maior possibilidade de usufruir da estrutura das redes geográficas.
Como é possível usufruir das redes geográficas?
- Assim, quem possui mais recursos ou poder possui uma maior possibilidade de usufruir da estrutura das redes geográficas. É preciso observar que a estruturação e a evolução das redes perpassam, impreterivelmente, pela evolução das técnicas e tecnologias.
Qual o papel das redes na configuração do espaço geográfico?
- As redes possuem papel ativo na configuração do espaço geográfico, e isso se estabelece de forma mais nítida na constituição das hierarquias no cerne das próprias redes.