O que significa raras no exame de urina?
Índice:
- O que significa raras no exame de urina?
- O que é o exame Sedimentoscopia?
- O que é cristais no exame de urina?
- Como o aumento da flora bacteriana pode ser indicativo de infecção urinária?
- Como prevenir o aumento da flora bacteriana?
- Quando ocorre a infecção urinária?
- Quando é indicado o laudo de microbiota normal?
O que significa raras no exame de urina?
Células epiteliais raras na urina é um achado normal do exame de urina, não tendo nenhum significado em especial. Já as bactérias raras na urina podem corresponder a contaminação da amostra da urina ou infecção urinária, se estiverem presentes outras alterações na urina como leucócitos ou nitrito positivo.
O que é o exame Sedimentoscopia?
A microscopia do sedimento urinário é um aspecto muito importante na avaliação dos pacientes. O exame de urina pode oferecer informações não apenas sobre os rins e bexiga, mas sobre o fígado, pâncreas e outros órgãos, analisando uma ampla gama de distúrbios.
O que é cristais no exame de urina?
Os cristais na urina são formados quando algumas das várias substâncias presentes na urina se tornam sólidas. A presença de pequenos cristais na urina é considerada normal. Contudo, cristais maiores ou alguns tipos de cristais podem se transformar em cálculo renal (pedra nos rins).
Como o aumento da flora bacteriana pode ser indicativo de infecção urinária?
- No entanto, em alguns casos o aumento da flora bacteriana pode também ser indicativo de infecção urinária e, por isso, é importante que o exame seja avaliado pelo urologista ou ginecologista para que possa ser indicado o tratamento mais adequado caso haja necessidade.
Como prevenir o aumento da flora bacteriana?
- O que fazer: Caso o aumento da flora bacteriana aconteça devido ao estresse ou à ansiedade, é importante que sejam adotadas estratégias que ajudem a relaxar, pois assim é possível regular a flora bacteriana e promover a sensação de bem estar.
Quando ocorre a infecção urinária?
- A infecção urinária provocada por bactérias que fazem parte da flora normal da região genital acontece quando há algum desbalanço no sistema imunológico, o que permite que haja proliferação excessiva desses microrganismos, o que pode levar ao aparecimento de sinais e sintomas em alguns casos.
Quando é indicado o laudo de microbiota normal?
- Geralmente quando é indicado no laudo a presença de raras ou algumas bactérias é indicativo da microbiota normal do sistema urinário, não sendo motivo de preocupação ou início de tratamento.