:

Qual é o significado físico da constante elástica de uma mola?

Índice:

  1. Qual é o significado físico da constante elástica de uma mola?
  2. Qual o valor da constante elástica da mola em N CM?
  3. Como calcular a força elástica da mola?
  4. Qual o comprimento da mola de constante elástica?
  5. Qual a intensidade da força elástica de uma mola?
  6. Quais são as constantes elásticas?
  7. Qual a intensidade da mola aplicada?

Qual é o significado físico da constante elástica de uma mola?

O significado físico da constante elástica é definido da seguinte forma: se a constante elástica de uma mola for, por exemplo, K=20N/cm, isto significa que uma força de 20N provoca nessa mola uma deformação de 1cm. ... A lei só é válida até o ponto em que a força aplicada ao corpo gera uma deformação elástica.

Qual o valor da constante elástica da mola em N CM?

A constante elástica equivalente é 6 N/cm. Ou seja, quando colocamos uma mola de k1 = 15 N/cm associada em série com outra de k2 = 10 N/cm, a dureza dessa associação corresponde a uma mola de keq = 6 N/cm.

Como calcular a força elástica da mola?

Para calcular a força elástica, utilizamos uma fórmula elaborada pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), chamada de Lei de Hooke:

  1. F = K . ...
  2. F: força aplicada no corpo elástico (N) ...
  3. Uma mola apresenta uma das extremidades fixadas a um suporte.

Qual o comprimento da mola de constante elástica?

  • Questão 1) Uma mola de constante elástica igual a 200 N/m tem comprimento de 20 cm. Quando submetido a uma força externa, o comprimento dessa mola passa a ser de 15 cm. Determine o módulo da força elástica que é exercida pela mola, quando comprimida em 15 cm. Gabarito: letra B.

Qual a intensidade da força elástica de uma mola?

  • Hooke determinou experimentalmente que “em regime de deformação elástica, a intensidade da força elástica Fe é diretamente proporcional à deformação x”, ou seja, Significado físico de K se a constante elástica de uma mola for, por exemplo, K = 20N/cm, isto significa que uma força de 20N provoca nessa mola umadeformação de 1 cm.

Quais são as constantes elásticas?

  • Molas que apresentam grandes constantes elásticas são mais dificilmente deformadas, ou seja, para fazer o seu comprimento variar, é necessário que se aplique uma força maior. A constante elástica é uma grandeza escalar, e a sua unidade de medida, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, é o N/m (newton por metro).

Qual a intensidade da mola aplicada?

  • Determine a intensidade da força aplicada, sabendo que a constante elástica da mola é de 110 N/m. Para saber a intensidade da força exercida sobre a mola, devemos utilizar a fórmula da Lei de Hooke: F = K. x F = 110. 5