:

O que é fiscalização de tráfego?

Índice:

  1. O que é fiscalização de tráfego?
  2. Como é feita a fiscalização de trânsito?
  3. Quem fiscaliza o trânsito nas cidades?
  4. O que significa fiscalização eletrônica?
  5. Qual o principal objetivo da fiscalização de trânsito?
  6. Quais os tipos de fiscalização de trânsito?
  7. Quem fiscaliza o trânsito?
  8. Quem é a autoridade de trânsito no município?
  9. O que registra um equipamento de fiscalização eletrônica?
  10. Qual o significado de tráfego no Dicionário?
  11. Qual a principal preocupação do controle de tráfego?
  12. Qual o efeito da fiscalização?
  13. Qual a fiscalização do sector público?

O que é fiscalização de tráfego?

A fiscalização de trânsito, além de mantenedora da eficácia das normas legais, cumpre com o papel de agente educadora, por meio da orientação e da conscientização de pedestres e condutores de veículos nas vias públicas.

Como é feita a fiscalização de trânsito?

Agentes próprios e convênios Os Municípios de pequeno porte podem fiscalizar através de convê- nio com a Polícia Militar, cuja corporação tem a incumbência de agir como agente de trânsito, na forma do art. 23 do Código de Trânsito: Art.

Quem fiscaliza o trânsito nas cidades?

Os órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: Na União: Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), que tem como obrigação supervisionar, coordenar, controlar e fiscalizar a política do Programa Nacional de Trânsito.

O que significa fiscalização eletrônica?

A fiscalização eletrônica do trânsito é realizada através de lombadas eletrônicas (fixas), radares estáticos, radares móveis e radares portáteis. Todos eles verificam se os motoristas estão respeitando os limites de velocidade e outras leis de trânsito, como o sistema de rodízio implantado em algumas cidades.

Qual o principal objetivo da fiscalização de trânsito?

Ela tem, basicamente, o papel de verificar se as leis e normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estão sendo cumpridas corretamente e é responsável pela aplicação das medidas para aqueles que não obedecem à legislação. Esse trabalho é realizado pelos agentes de trânsito.

Quais os tipos de fiscalização de trânsito?

Para conter estas infrações os órgãos de trânsito utilizam de aparelhos de fiscalização eletrônica, com a intenção de inibir e registrar essas ocorrências. Pode-se dividir estes sistemas em quatro grupos: os fixos, os estáticos, os móveis e os portáteis. Cada um deles tem suas particularidades.

Quem fiscaliza o trânsito?

Departamento Nacional de Trânsito - órgão executivo da União que tem por obrigação supervisionar, coordenar, controlar e fiscalizar a política do Programa Nacional de Trânsito. Estão sob seu controle os Detrans estaduais.

Quem é a autoridade de trânsito no município?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a autoridade de trânsito é o dirigente máximo do órgão ou entidade executivo integrante do SNT ou pessoa por ele expressamente credenciada. Assim, a autoridade municipal de trânsito assume o papel de gestor(a) de trânsito no município.

O que registra um equipamento de fiscalização eletrônica?

É o aparelho que o agente de trânsito direciona para o veículo e imediatamente registra a velocidade, mas que não necessariamente gera a imagem do veículo infrator.

Qual o significado de tráfego no Dicionário?

  • Significado de Tráfego no Dicio, Dicionário Online de Português. O que é tráfego: s.m. Movimento, circulação de trens, de veículos (numa rodovia) ou de aviões; trânsito:...

Qual a principal preocupação do controle de tráfego?

  • Sem dúvida, a segurança é a principal preocupação no controle de tráfego. A freqüência de ocorrência de acidentes e, principalmente, a gravidade dos acidentes, está intimamente relacionada com a velocidade. Assim, o controle de velocidade foi uma das primeiras necessidades surgidas com o advento do automóvel.

Qual o efeito da fiscalização?

  • Fiscalização é a acção e o efeito de fiscalizar. O verboindica o controlo (ou a auditoria) e a verificação das acções ou das obras de alguém, ou o cumprimento do ofício de fiscal/auditor (a pessoaque investiga e denuncia operações alheias/suspeitas ou o indivíduo que representa e exerce o ministério público em tribunais).

Qual a fiscalização do sector público?

  • No sector público, a fiscalização implica controlar as actividades do Estado para confirmar que estão submetidas aos princípios de legalidade e eficiência. Os contratos estabelecidos pela administração pública e o uso do património estatal constam entre os factores que costumam ser submetidos à fiscalização.