:

O que é filiação no INSS?

Índice:

  1. O que é filiação no INSS?
  2. Qual tipo de filiado colocar no INSS?
  3. Como saber se sou filiado ao INSS?
  4. Como cadastrar não filiado no INSS?
  5. O que é um filiado facultativo?
  6. Como saber se GPS está paga?
  7. O que colocar na inscrição de filiado?
  8. Qual o serviço que você pode utilizar no INSS?
  9. Quando você começa a pagar o INSS?
  10. Como é possível a inscrição no INSS?
  11. Por que não efetuar novo cadastro no INSS?

O que é filiação no INSS?

Podemos dizer que a filiação é a relação entre a pessoa física, ou a pessoa jurídica junto ao INSS. A filiação é a forma do contribuinte efetuar mensalmente o pagamento de parcelas para a previdência social, com isto ele poderá ter direito ao benefício que o governo oferece.

Qual tipo de filiado colocar no INSS?

Quais são os tipos de filiados do INSS?

  • Empregado;
  • Empregado doméstico;
  • Contribuinte individual;
  • Trabalhador avulso;
  • Segurado especial;
  • Segurados facultativos;
  • Aposentado que volta a trabalhar.

Como saber se sou filiado ao INSS?

Como fazer a consulta no site

  1. Acesse meu.inss.gov.br.
  2. Na primeira vez, é preciso se cadastrar (o sistema pede dados pessoais, registro de senha e o trabalhador precisa responder a algumas perguntas)
  3. Para quem já tem cadastro, após informar a senha e acessar o Meu INSS, vá até “Extrato de Contribuição (CNIS)”

Como cadastrar não filiado no INSS?

Para se tornar um contribuinte filiado, a inscrição pode ser feita no aplicativo ou no site do Meu INSS ou pelo telefone 135. Para o não filiado como crianças ou procuradores, é preciso fazer a solicitação pelo 135. No ato da inscrição, é preciso informar o número do CPF e da carteira de identidade.

O que é um filiado facultativo?

Podem fazer parte da modalidade de segurado facultativo do INSS, as pessoas que não exercem atividade remunerada, como é o caso de donas de casa, desempregados e estudantes. Essa contribuição garante o direito a benefícios previdenciários, como a aposentadoria.

Como saber se GPS está paga?

No Extrato de contribuições de empresas e equiparados é possível visualizar as Guias da Previdência Social – GPS e os recolhimentos (pagamentos) efetuados por sua empresa. É uma consulta disponível para pessoa jurídica e pessoa física (matrícula CEI).

O que colocar na inscrição de filiado?

Caso você tenha uma inscrição (PIS/PASEP/NIT/NIS), mas não lembra o seu o número, acesse e preencha os dados obrigatórios (aqueles com asteríscos): nome do filiado, nome da mãe, data de nascimento, CPF e um dos documentos complementares.

Qual o serviço que você pode utilizar no INSS?

  • O que é? Serviço para realizar sua inscrição no INSS e gerar o número de inscrição do trabalhador (NIT). Se você já é cadastrado no PIS, PASEP ou NIS, esse já é seu número de inscrição também para o INSS. Quem pode utilizar este serviço?

Quando você começa a pagar o INSS?

  • Então, quando você começa a pagar o INSS, pela lei você é considerado um segurado ou filiado do INSS. Portanto, agora que você é um filiado do INSS, você passa a ter direito aos benefícios da Previdência e, ao mesmo tempo, tem a obrigação de fazer os pagamentos.

Como é possível a inscrição no INSS?

  • Por meio do cadastramento do NIT é possível a inscrição no INSS. Filiado: para quem deseja contribuir para o INSS (a partir dos 16 anos). Não filiado: menores de 16 anos ou beneficiários, pensionistas, tutores, curadores, entre outros (sem necessidade de contribuir).

Por que não efetuar novo cadastro no INSS?

  • Quem já possui PIS/PASEP ou NIS (Número de Inscrição Social) não precisa efetuar novo cadastro para obter o NIT, pois o nº será o mesmo. Muitas vezes, um NIT correspondia ao período em que o trabalhador teve carteira assinada e outro referente à época em que pagou o INSS como autônomo, por exemplo.