:

O que são as feridas?

Índice:

  1. O que são as feridas?
  2. Quanto à presença de infecção As feridas podem ser?
  3. Qual o tipo de feridas?
  4. O que quer dizer corte contuso?
  5. O que é um ferimento penetrante?
  6. Como são feitas as feridas limpas?
  7. Qual a importância de uma ferida limpa?
  8. Quais são as feridas limpas contaminadas?
  9. Como limpar a ferida da periferia?

O que são as feridas?

Feridas são lesões que podem ter diferentes tamanhos e surgir em pontos como a pele, as mucosas do corpo e até mesmo na camada superficial dos órgãos.

Quanto à presença de infecção As feridas podem ser?

Grau de contaminação: A probabilidade de infecção da ferida é baixa, em torno de 1 a 5%. Limpas-contaminadas ou potencialmente contaminadas: não há contaminação grosseira. O risco de infecção é de 3 a 11%. Contaminadas: há reação inflamatória.

Qual o tipo de feridas?

As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: de acordo com a maneira como foram produzidas, de acordo com o grau de contaminação e de acordo com o comprometimento tecidual. Quanto ao mecanismo de lesão as feridas podem ser descritas como incisas, contusas, lacerantes ou perfurantes.

O que quer dizer corte contuso?

ferimento corto-contuso: bordos irregulares e contundidos, fundo irregular, não tem forma estrelada. Produzido por instrumento cortante não muito afiado (ex.: facão). ferimento lácero-contuso: ferimento contuso que criou retalhos.

O que é um ferimento penetrante?

Feridas penetrantes – o objeto atinge uma cavidade natural do corpo (tórax, abdômen). Feridas transfixantes – variedade de ferida perfurante ou penetrante. O objeto penetra e atravessa os tecidos ou determinado órgão em toda a sua espessura.

Como são feitas as feridas limpas?

  • Devem ser feitas de forma asséptica (livre de contaminação), e empregando os cuidados corretos, ... Ferida limpa: as cirúrgicas são exemplos de feridas limpas.

Qual a importância de uma ferida limpa?

  • Uma ferida limpa é aquela que não está infectada, ou seja, a qualquer sinal de infecção ela deixa de ser limpa e deve merecer total atenção da equipe médica. A ferida infectada possui sinais particulares e deve ser tratada com cautela e técnica diferenciada.

Quais são as feridas limpas contaminadas?

  • Feridas limpas-contaminadas são aquelas nas quais os tratos respiratório, alimentar ou urinário são atingidos, porém em condições controladas. As feridas contaminadas incluem feridas acidentais, recentes e abertas e cirurgias em que a técnica asséptica não foi respeitada devidamente.

Como limpar a ferida da periferia?

  • A ferida devem ser limpas a partir do centro para a periferia com sabão e água ou solução salina. Os especialistas recomendam não usar álcool (produzindo vasodilatação) e peróxido de hidrogênio (destrói o tecido). Quando a separação entre os rebordos da ferida é importante, é necessária a assistência de um médico de sutura.